Breno Silveira, que dirigiu filmes como "Dois Filhos de Francisco" (2005) e "Gonzaga: De Pai pra Filho" (2012), foi "um dos nossos maiores cineastas e um símbolo da cultura e da arte brasileira", disse em comunicado a sua produtora, a Conspiração Filmes.
De acordo com a imprensa, o realizador sofreu um ataque cardíaco na rodagem de seu último projeto, "Dona Vitória", protagonizado por Fernanda Montenegro.
O filme - baseado na história real de uma idosa que começou a filmar, da janela de sua casa, a atuação de traficantes na rua e descobriu um grande esquema de corrupção - estava a ser filmado na cidade de Vicência, interior de Pernambuco.
Silveira estudou Cinema na Ecole Louis Lumiere, em Paris. Começou a carreira como diretor de fotografia, ganhando destaque com filmes como "Eu Tu Eles" (2000), que foi exibido no Festival de Cannes
Estreou-se na realização em 2005 com "Dois Filhos de Francisco", que bateu recordes de bilheteira no Brasil e foi o escolhido brasileiro para disputar na categoria Melhor Filme Estrangeiro nos Óscares, apesar de não ter avançado.
Os filmes de Silveira foram exibidos em festivais em Toronto, Havana e Monte-Carlo, e ele também se destacou pelo seu trabalho na televisão.
O cineasta deixa a sua esposa e duas filhas, de acordo com a Conspiração Filmes.
Comentários