"Mérito específico" da escritora Frances Mayes destaca-se na atribuição semanas após o endurecimento da lei que concede cidadania a estrangeiros de ascendência italiana.
A reabertura do Pavilhão de Portugal, em Lisboa, arranca a 30 de abril com um concerto de Milhanas sob a icónica pala, um dia antes da inauguração com uma mostra dedicada a Luís de Camões, anunciou hoje a Universidade de Lisboa.
Uma exposição com 60 cartazes resgatados dos muros de Lisboa, produzidos entre o 25 de Abril de 1974 e o "Verão Quente" de 1975, reveladores do poder visual da revolução, é inaugurada quarta-feira no Centro Cultural de Belém.
A versão perdida de um livro escrito em 1975 pelo jornalista australiano Wilfred Burchett, que cobriu o 25 de Abril nas ruas, vai ser editada pela primeira vez no original em inglês com distribuição nos Estados Unidos e Europa, incluindo Portugal.
Património documental das escritoras Katherine Mansfield, Annemarie Schwarzenbach e Ella Maillart, bem como da Escola de Cinema de Animação de Zagreb foi incluído no programa “Memória do Mundo” da UNESCO, que anunciou os 74 novos itens adicionados.
O juiz de instrução federal no caso de Sean "Diddy" Combs por tráfico sexual e outras acusações indeferiu, esta sexta-feira, 18 de abril, o pedido do magnata da música para adiar o seu julgamento em dois meses, alegando que tem tempo suficiente para se preparar.
O Coimbra BD 2025 volta a levar ao Convento São Francisco o universo de banda desenhada, com atividades para todos os públicos e a presença de mais de 50 autores e ilustradores nacionais e internacionais.
Mais de 35 mil livros foram emprestados pela biblioteca pública digital BiblioLED, desde que este serviço arrancou, em final de janeiro, contando atualmente com quase 20 mil utilizadores registados e 57 mil acessos, revelou a direção-geral do livro.
A PLATEIA – Associação de Profissionais de Artes Cénicas condenou hoje o despedimento de uma mulher trans do Teatro Maria Vitória, em Lisboa, acusando o dono de transfobia, exigindo esclarecimentos e que Helder Costa se desculpe.
Dezenas de turistas manifestaram hoje tristeza e frustração ao encontrarem fechados os monumentos na zona de Belém, em Lisboa, devido a uma greve de trabalhadores que reivindicam atualização do pagamento do trabalho suplementar aos feriados.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é hoje assinalado sob o mote "Património Resiliente face a Catástrofes e Conflitos", com centenas de atividades inscritas em todo o país, segundo o instituto Património Cultural.
Os trabalhadores dos museus e monumentos nacionais iniciam hoje uma greve ao trabalho suplementar e em dias de feriado, convocada até 31 de dezembro pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).
O Presidente da República lamentou a morte do cantor Nuno Guerreiro, referindo que contava com a sua participação nas comemorações do 10 de Junho, que vão ser no Algarve, de onde era natural.
Os escritores Amin Maalouf, Paul Lynch e Juan Villoro vão marcar presença no festival literário 5L, que arranca a 9 de maio, em Lisboa, com uma programação virada para as ameaças às democracias e os desafios da Inteligência Artificial.
Fonte do Ministério da Cultura referiu que "a declaração não carece de publicação em Diário da República para produzir efeitos" e "é suficiente para a associação receber apoios mecenáticos".
João Manzarra foi o convidado da edição de abril de 2025 do “The Emergente Show”. O apresentador esteve à conversa com Tiago David no Emergente Centro Cultural, em Marco de Canaveses.
O Teatro Tivoli, em Lisboa, foi eleito um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, anunciou hoje esta organização.
O espetáculo “Auto das Anfitriãs”, de Inês Vaz e Pedro Baptista, a partir de Luís de Camões, que esteve em cena no Teatro D. Maria, em Lisboa, vai partir em digressão pelo país a partir de maio.
"Trauma", o novo espetáculo imersivo de terror de Michel Simeão, estreia-se a 18 de abril no antigo Convento da Encarnação, em Lisboa. Veja no vídeo a conversa do SAPO Mag com o autor da nova experiência imersiva.
A quinta edição da Bienal de Artes Contemporâneas (BoCA), focada na transdisciplinaridade e nas sinergias entre cidades e equipamentos culturais, vai decorrer este ano entre setembro e outubro em Lisboa e Madrid, anunciou hoje a organização.
Cerca de 13.000 espectadores assistiram à programação, lírica e sinfónica, do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC) 'fora de portas', apresentada desde setembro passado, divulgou hoje o Organismo de Produção Artística (Opart), que gere o teatro.