A caminho dos
Óscares 2018
"The Post" dominou os prémios do National Board of Review (NBR): ganhou os prémios de Melhor Filme, Ator para Tom Hanks e Atriz para Meryl Streep.
Com estreia marcada em Portugal para janeiro, o novo trabalho de Steven Spielberg, foi anunciado em março, filmado entre o final de maio e agosto, e "fechado" há pouco mais de duas semanas com a gravação da banda sonora.
O que explica tanta urgência? O atual momento político nos EUA, após a eleição de Donald Trump como presidente: o filme aborda um dos momentos mais difíceis e dignos da imprensa daquele país, agora tão atacada, com a história de como o Washington Post tratou em 1971 a revelação dos documentos secretos do envolvimento norte-americano na Guerra do Vietname durante décadas, conhecidos por "Pentagon Papers" [Papéis do Pentágono].
Também "Foge", crónica de terror com sátira social sobre o racismo, voltou a mostrar a sua força nos prémios, recolhendo as distinções de melhor estreia na realização para Jordan Peele e elenco.
Greta Gerwig foi considerada a melhor realizadora por "Lady Bird", que também valeu a Laurie Metcalf o prémio de atriz secundária. Entre os atores, foi escolhido Willem Dafoe por "The Florida Project"
O National Board of Review, a mais antiga organização norte-americana a distribuir prémios anuais de cinema (fundada em 1909) e que é composta por cerca de 110 membros selecionados, que incluem cineastas, académicos e estudiosos da área de Nova Iorque, costuma reconhecer filmes que nem sempre alinham com a entrega dos Óscares. De facto, a última vez que coincidiram foi com "Quem Quer ser Bilionário", em 2008.
O que acaba por ser mais relevante é a lista do seu TOP 10: desde 2004 que inclui sempre o filme que acaba a seguir por ganhar os Óscares.
Assim sendo, para além de "The Post", essa lista inclui, por ordem alfabética, "Baby Driver - Alta Velocidade", "Chama-me Pelo Teu Nome", "Um Desastre de Artista", "Dunkirk", "The Florida Project", "Foge", "Lady Bird", "Linha Fantasma" (o novo filme de Paul Thomas Anderson com a despedida como ator de Daniel Day-Lewis), "Logan" e "Pequena Grande Vida".
Eis a lista completa dos melhores de 2017 segundo a National Board of Review:
Melhor Filme: "The Post"
Melhor Realizador: Greta Gerwig por "Lady Bird"
Melhor Ator: Tom Hanks por "The Post"
Melhor Atriz: Meryl Streep por "The Post"
Melhor Ator Secundário: Willen Dafoe por "The Florida Project".
Melhor Atriz Secundária: Laurie Metcalf por "Lady Bird"
Melhor Argumento Original: "Phantom Thread"
Melhor Argumento Adaptado: "Um Desastre de Artista"
Melhor Longa-Metragem de Animação: "Coco"
Ator Revelação: Timothée Chalamet por "Chama-me Pelo Teu Nome"
Melhor Estreia na Realização: Jordan Peele por "Foge
Melhor Filme em Língua Estrangeira: "Foxtrot" (Israel)
Melhor Documentário: "Jane"
Melhor Elenco: "Foge"
Spotlight Award: Colaboração criativa entre a realizadora Patty Jenkins e a atriz Gal Gadot ("Mulher-Maravilha)
Prémio NBR Freedom de Liberdade de Expressão: "Let it Fall: Los Angeles, 1982-1992", de John Ridley, e "First They Killed My Father", de Angelina Jolie
Top 5 de Filmes de Língua Estrangeira (em ordem alfabética): "Frantz", "Loveless", "Uma Mulher Fantástica", "O Quadrado" e "Summer 1993"
Top 5 de Documentários (em ordem alfabética): "Abacus: Small Enough to Jail", "Brimstone & Glory", "Eric Clapton: Life in 12 Bars", "Faces Places" e "Hell on Earth: The Fall of Syria and the Rise of ISIS"
Top 10 Filmes Independentes (em ordem alfabética): "Beatriz at Dinner", "Brigsby Bear", "A Ghost Story", "Lady Macbeth", "Logan Lucky", "Loving Vincent", "Menashe", "Norman: The Moderate Rise and Tragic Fall of a New York Fixer", "Patti Cake$" e "Wind River"
Comentários