Portugal será representado por Ana Moura. A fadista interpreta o tema «Janelas Abertas n.º 2», produzido por José Mário Branco, e alinha ao lado de nomes como Chrissie Hynde, Beck, The Magic Numbers, Devendra Banhart, Jorge Drexler, Mutantes, Miguel Poveda ou Seu Jorge.

«Apesar de o tema que escolhi não ser um dos mais conhecidos de Caetano Veloso, é um dos meus preferidos. Acho o poema muito interessante, pela sua elevada carga metafórica, o que leva a diversas interpretações. É uma canção que aborda a conquista e a opção pela liberdade, o que é, no fundo, a matriz de uma boa parte da carreira de Caetano Veloso», explica Ana Moura.

Com mais de 45 álbuns editados e vencedor de 5 Grammys Latinos, o músico brasileiro é um dos mais respeitados cantautores do mundo. O New York Times considerou-o «um dos maiores compositores do século».

Instrumentista, cantor, compositor, artista, escritor, realizador e ativista político, gravou em português, espanhol, inglês e italiano e as suas canções já passaram também pelos grandes ecrãs, marcando presença em diversas bandas sonoras de filmes, como «Fala Com Ela», de Pedro Almodovar. «Frida» – «Burn It Blue» levou mesmo Caetano Veloso a atuar na 75ª Cerimónia de Entrega dos Óscares.

Conheça o alinhamento de «Um Tributo a Caetano Veloso»:

1. «You Don’t Know Me» – The Magic Numbers

2. «Eclipse Oculto» – Céu

3. «The Empty Boat» – Chrissie Hynde, Moreno, Kassin e Domenico

4. «London London» – Mutantes

5. «Michelangelo Antonioni» – Beck

6. «Fora de Ordem» – Jorge Drexler

7. «É de Manhã» – Marcelo Camelo

8. «Quem me Dera» – Devendra Banhart e Rodrigo Amarante

9. «Alguém Cantando» – Momo

10. «Trilhos Urbanos» – Luisa Maita

11. «Janelas Abertas Nº2» – Ana Moura

12. «Da Maior Importância» – Tulipa Ruiz

13. «Força Estranha» – Miguel Poveda

14. «Qualquer Coisa» – Qinho

15. «Peter Gast» – Seu Jorge, Toninho Horta e Arismar Espírito Santo

16. «Araçá Azul» – Mariana Aydar