A chinesa Luo Chao-Yun, que toca pipa, e o português Carlos «Zíngaro», violinista, encontram-se pela primeira vez para uma atuação onde a improvisação é a palavra-chave.
Luo Chao-Yun é muito elogiada pela crítica pela forma como transforma o alaúde chinês (pipa) numa verdadeira orquestra, tal é a quantidade de recursos que aplica e o virtuosismo da sua execução.
O violinista português Carlos «Zíngaro» é uma das mais importantes figuras da cena internacional da música improvisada.
Com estudos clássicos que incluem o órgão de igreja, «Zíngaro» foi um pioneiro do free jazz, rock psicadélico e electrónica live em Portugal.
A dança moderna também estará no Museu do Oriente, a 8 de setembro, com o espectáculo «La Place Mysterieuse» da companhia de dança Mademoiselle Cinema.
«La Place Mysterieuse» conta uma história, passada no interior de uma casa onde fragmentos de memórias são revisitados. O ponto de partida é o ano de 1989, o ano da queda do Muro de Berlim. As bailarinas pertencem a diferentes gerações e são originárias de diferentes cidades e países, e cada uma delas desempenha o seu papel de residente na casa à medida que vão seguindo a história da vida de uma mulher num país estrangeiro e longe do seu país de origem.
Comentários