O arranque é tímido. "Outlines", a faixa de abertura de "Body Music", mergulha num amor passado com uma fragilidade e candura que Lykke Li não desdenharia, embora não seja a porta de entrada mais representativa do disco. Pouco mais de três minutos depois, os AlunaGeorge deixam essa manobra de sedução inesperadamente contida e apostam tudo numa sequência de três singles, aqueles que tornaram o álbum num dos mais aguardados dos últimos tempos.

"You Know You Like It", "Attracting Flies" e "Your Drums, Your Love" funcionam, desde o ano passado, como saborosos cartões de visita para a pop híbrida nascida da colaboração entre Aluna Francis (vocalista) e George Reid (produtor), filhos da geração Myspace (conheceram-se nessa plataforma virtual) com ouvidos especialmente atentos a alguma música de dança e hip-hop tanto dos anos 1990 como de hoje.

Nesses três singles, como noutros temas revelados em paralelo, a dupla londrina foi conciliando o interesse por derivações da eletrónica conterrânea - o UK garage em geral e o 2-step em particular - com uma descendência de influências do outro lado do Atlântico, onde tanto cabem o R&B de Aaliyah ou das TLC como a IDM de Flying Lotus. Menos festivos do que Katy B e decididamente menos taciturnos do que uns The xx, outras esperanças britânicas próximas destas referências, os AlunaGeorge mantêm no disco esse meio termo rítmico que despertava curiosidade nas aventuras mais breves e não desilude no formato de longa duração.

Videoclip de "Attracting Flies":

Embora as recorrentes novas sensações incensadas por muita imprensa britânica possam deixar-nos desconfiados, "Body Music" dá razão à BBC ou aos BRIT Awards, que distinguiram e nomearam a dupla, respetivamente, como uma das grandes apostas de 2013. Longo, mas consistente (14 faixas é um número arriscado para uma estreia), o disco tem nos singles alguns dos seus momentos mais brilhantes sem que isso implique acusações de subnutrição ao resto do alinhamento.

O final, em modo contemplativo, rima como o início nas reflexões boy meets girl do tema título e de "Friends to Lovers", estranhamente seguidas por uma versão do maior hit de Montell Jordan, "This Is How We Do It" (de 1995), que faria mais sentido como faixa bónus (apesar de confirmar a estima pelo R&B de há duas décadas).
Antes de lá chegarmos, nunca voltamos a encontrar Aluna tão desbocada como em "Attracting Flies" (onde ameaça concorrer com Lily Allen no campeonato da pop urbana agridoce) nem nos deparamos com nenhum vendaval dançável ao nível de "White Noise", tema que a dupla gravou com os Disclosure e foi incluído no álbum destes. Ainda assim, a química e complementaridade entre Aluna e George é bem palpável e dispara uma bela coleção de canções diretas e leves (sem serem descartáveis), instrumentalmente intrincadas q.b. (além das pistas iniciais, ouvimos por aqui estilhaços dubstep, 8-bit ou electro) e, sobretudo, com personalidade, algo nem sempre identificável quando o melting pot é tão contrastante (nesse aspeto a dupla sai a ganhar aos amigos Disclosure, autores de uma estreia demasiado genérica, mais funcional do que pessoal).

Agora que a a eficientíssima trindade de "You Know You Like It", "Your Drums, Your Love" e "Attracting Flies" já tomou de assalto algumas rádios e pistas, é tempo de "Superstar", "Best Be Believing" ou "Bad Idea", munidas de refrães não menos pegajosos, continuarem a mostrar os méritos de "Body Music". Os nossos ouvidos agradecem e o corpo abana como sinal de aprovação.

@Gonçalo Sá