Se outros méritos não tivesse, "Noël! Noël!! Noël!!!" valeria, pelo menos, pela diferença face à maioria dos discos que Natal que chega, todos os anos, aos escaparates. Não que seja um álbum particularmente arrojado, mas tendo em conta a lógica de preguiçoso baralha e volta a dar de grande parte das compilações natalícias, esta será das propostas mais curiosas.
A guest list do veterano e oscarizado Michel Legrand, que anda há décadas a deixar a sua música em filmes, discos e musicais, é desde logo atípica: o maestro francês convocou gente tão diferente como Madeleine Peyroux, Iggy Pop, Carla Bruni ou Mika, nomes que dão voz a clássicos da quadra e têm uma orquestra sinfónica de 50 músicos como companhia.
Sintoma desta opulência de meios, "Noël! Noël!! Noël!!!" aposta quase sempre num tom grandioso, com um forte travo jazzy, que se por um lado dá coerência ao alinhamento não permite muitas variações na vertente instrumental - não obstante o aprumo dos arranjos. Por isso, cabe sobretudo às vozes trazer algum contraste e personalidade a canções que já conhecemos de uma ponta à outra. E nesse departamento, o disco cumpre, começando com a desenvoltura com que Jamie Cullum se atira a "Let It Snow" (Sinatra haveria de gostar) e fechando em alta com uma sentida e belíssima "Silent Night" na voz de Imelda May.
Pelo meio, o disco junta Rufus Wainwright a Teddy Thompson num "White Christmas" em modo grave e solene, mostra uma Emilie Simon coquette em "Santa Baby", pede a Ayo para conferir um tom quente a "Santa Claus is Coming to Town" e, no maior exemplo de carta fora do baralho (elogio), entrega "The Little Drummer Boy" a Iggy Pop - um desafio inesperado, mas conseguido.
Em "Vive Le Vent", versão francesa de "Jingle Bells", Mika canta (e dança, imaginamos) entre coros e orquestrações faustosas e o idioma é repescado por Carla Bruni em "Jolis Sapins" - correta, embora não especialmente memorável, como Madeleine Peyroux em "Have Yourself a Merry Little Christmas".
Parte destes convidados volta a protagonizar "Noël D'Espoir", combo que é peça central do alinhamento e traduz a maior qualidade de "Noël! Noël!! Noël!!!": a de, através de um casting versátil e bem dirigido, dar nova vida a clássicos intemporais. Quem precisar de uma banda sonora diferente para a consoada não ficará mal servido com esta prenda.
Teaser de "Noël! Noël!! Noël!!!":
Comentários