Rihanna tem vindo a manter a incrível média de quase um álbum de inéditos por ano. A par dos discos originais, lançou ainda remixes, coletâneas e as participações especiais em canções como "Who´s that chick", com David Guetta, "Love the way you lie", de Eminem, "Fly", de Nicki Minaj, e "Princess of China", dos Coldplay.

No entanto, e apesar do ritmo de produção alucinante, Rihanna tem vindo a lançar no mercado discos com poucas novidades que acabam quase sempre por remeter para músicas já conhecidas. E “Talk That Talk” não foge à regra.

Pode não ser um sinal negativo se Rihanna quiser repetir estilos para deixar bem presente a sua marca, mas também pode ser a prova de que está na hora de fazer uma pausa maior entre os lançamentos, descansar e procurar ideias novas. Mas ainda que não surpreenda muito em cada álbum que lança, a cantora continua a fazer músicas que saltam diretamente para os tops das tabelas de música.

O primeiro single retirado deste novo álbum resulta de uma parceria com Calvin Harris. Chama-se "We Found Love" e atualmente ocupa o primeiro lugar do top 100 da Billboard. O disco, no seu todo, não surpreende mas faixas como esta conseguem destacar-se de tal modo que tem tudo para se tornar um grande hit. E as estatísticas têm demonstrado isso mesmo

Em 2007, Rihanna e Jay-Z fizeram a sua primeira parceria em "Umbrella", um tema que impulsionou a carreira da cantora. Quatro anos depois, o dueto repete-se na música que dá nome ao álbum, "Talk That Talk" mas o resultado não fica no ouvido, apenas se ouve.

No entanto, o disco contém outras surpresas. "Where have you been" poderá igualmente vir a ser popular nas pistas de dança já que neste tema Rihanna aposta mais uma vez no ritmo acentuado, apesar de abusar um pouco dos sons eletrónicos que abafam a sua voz poderosa que a distingue enquanto cantora.

Também "Cockiness (Love it)" se destaca por ser provavelmente o tema que marca a diferença no disco. Nele Rihanna revisita com louvor os anos 90 e mistura TLC com um pouco de Salt-n-Pepa. Outro ponto alto é a balada "Farewell", que fecha o disco. A música fala de despedida e nós esperamos que seja a despedida do ritmo de sempre para dar lugar a uma lufada de ar fresco no próximo disco.

Rihanna atua este sábado no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

@Rita Afonso