Josef & Erika conheceram-se pela primeira vez numa festa e, ao perceberem que iam ambos rumar a Gothenburg, decidiram formar uma banda em conjunto.

Dez anos depois, com três discos editados, já andaram em digressão pela Suécia, Europa e América do Norte. Começaram por explorar a música com os seus respetivos instrumentos, contrabaixo e voz, interpretando temas de terceiros. Algum tempo depois, começaram a escrever as suas próprias canções com influências na pop, folk e jazz.

Josef & Erika apresentaram-se no meio musical sueco pela primeira vez em 2005 com o seu disco de estreia "Wallpaper Stories", maioritariamente acústico.

O segundo registo da banda, "Small, small, small small sounds", foi lançado dois anos mais tarde pela conceituada editora de jazz Caprice Records e nomeado para um Grammy sueco.

Apesar do duo ter já alcançado alguma reputação, quando iniciaram o trabalho do terceiro disco, "Floods", Josef & Erika quiseram desafiar-se a si próprios e levar a sua música mais além. Ainda sem saberem bem qual a direção a seguir, passaram um ano a ensaiar e a experimentar, o que deu origem num desejo de escrever arranjos para tuba, trompa e fliscorne, que foram acrescentados à sua expressão minimalista (Emil Strandberg no fliscorne, Ayman Al Fakir na Trompa e Sami Al Fakir na tuba). A imagem de inundações ("Floods") simboliza a mudança constante da vida bem como a repetição infindável.

Josef Kallerdahl dá a cada música a sua voz morna e o seu contrabaixo bem como o seu cru e distorcido baixo elétrico. No centro de tudo temos a doce mas intensa voz de Erika Angell.

Para abril têm já confirmada uma digressão pelo Canadá com Patrick Wolf na sequência da participação de Erika Angell no mais recente disco do cantautor.

Josef & Erika apresentam-se pela primeira vez ao vivo em Portugal para apresentar "Floods" no dia 10 e 11 de maio, no Hot Club, em Lisboa, e no dia 12 de maio, nas Oficinas de Aljustrel.