Na segunda-feira à noite, a cantora escrevia na rede social Twitter que "está em curso uma emergência da música pop", anunciando, assim, que o tema "Applause" estaria à venda, quando inicialmente só seria lançado no dia 19.

A canção começou a ser disponibilizada na internet, em ficheiros de baixa qualidade, durante o fim-de-semana, obrigando a cantora a alterar a estratégia de divulgação em relação ao novo álbum.

Lady Gaga, de 27 anos, interpretará o tema ao vivo no dia 25 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na cerimónia dos prémios de vídeos musicais da MTV.

"Applause" já foi descrito pela BBC como "pop robótica", enquanto a revista Rolling Stone descreve-o como uma canção "disco enérgico com mensagens simples". A revista Spin, por outro lado, diz que "não há muitas razões para aplaudir" o tema novo. "ARTPOP" deverá ser editado a 11 de novembro.

Além de Lady Gaga, também a cantora norte-americana Katy Perry se queixou nas redes sociais que o tema "Roar", de um novo álbum, também foi pirateado no fim de semana e acabou por ser colocado à venda mais cedo do que o previsto.

@Lusa