Pensado e organizado pela livraria Ler Devagar, juntamente com a Associação Cultural Acert, de Tondela, o evento, que pretende espelhar a multi-culturalidade da cidade, contará com um total de 12 actuações – duas por noite – actuações essas que repetir-se-ão, entre 14 e 18 de Julho, no Festival de Músicas do Mundo de Tondela, Tom de Festa.
Dedicada aos ritmos do jazz e do frevo, a «big band» brasileira Spokfrevo Orquestra será a responsável pela inauguração do palco do certame, a 14 de Julho. Nessa mesma noite, assistir-se-á, também, à actuação do percussionista português Quiné.
A 15 de Julho, apresentam-se em palco Júlio Pereira, no âmbito da digressão de apresentação do seu mais recente trabalho discográfico, “Geografias”, bem como a cravista Joana Bugalho.
Oriundos do Congo, os Kasai Masai estreiam-se em Portugal a 16 de Julho. Antecedem-nos em palco o vocalista dos Quadrilha, Sebastião Antunes, com uma formação em trio dedicada à música tradicional portuguesa, bem como à música de raiz celta.
Também estreante em território nacional, a cantora e percussionista Dobet Gnahoré, da Costa do Marfim, mostra o seu trabalho a 17 de Julho, juntamente com o músico galego Totem.
O dia 18 é dedicado à cultura moçambicana, com as actuações do guitarrista Stewart Sukuma e do saxofonista Otis.
A fechar, a 19 de Julho, apresentam-se em palco os Bassekou Kouyate (tocador maliano de ngoni) e o músico angolano Lindu Mona.
Além dos espectáculos, o festival contará ainda com debates, lançamentos literários e discográficos, bem como artes de rua.
Comentários