«Luis Tinoco - Obras Orquestrais» é o novo projeto, disponível na plataforma «crowdfunding» (financiamento coletivo), no endereço http://ppl.com.pt/prj/tinoco . As contribuições financeiras, que podem ir de valores simbólicos à importancia total da proposta, dão aos seus «mecenas» recompensas em escala proporcional à grandeza do incentivo concedido: desde CDs à participação nas sessões de gravação ou partituras autografadas. As propostas são aceites até dia 10 de junho.

As gravações com a Orquestra Gulbenkian dirigida pelo maestro norte-americano David Alan Miller decorrerão entre 11 e 16 de junho, no Auditório da Fundação Gulbenkian e contarão com a participação de três solistas de renome: as soprano Yeree Suh, Ana Quintans e Raquel Camarinha.

Neste trabalho discográfico serão gravadas quatro obras compostas por Luís Tinoco ao longo dos últimos dez anos: «Round Time» (2002), para orquestra sinfónica; «Search Songs» (2007), para soprano e orquestra – sobre poemas de Alexander Search (F. Pessoa); «From the Depth of Distance» (2008), para soprano e orquestra – sobre poemas de Walt Whitman e Álvaro de Campos (F. Pessoa); e «Canções do Sonhador Solitário» (2011-12), para soprano e orquestra – sobre textos de Almeida Faria.

Estas quatro obras resultaram de encomendas da Orquestra Nacional do Porto, Semanas de Música do Estoril, Albany Symphony Orchestra, Orquestra do Algarve e Fundação Casa da Música e foram interpretadas em Portugal e no estrangeiro por prestigiadas orquestras como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Algarve, Royal Philharmonic Orchestra, Albany Symphony Orchestra e Orquestra Nacional de Montpellier.