O músico pop folk, metade do projeto She & Him, estará pela primeira vez no nosso país já esta terça-feira, dia 17 de Maio, na Aula Magna, em Lisboa, e na sexta-feira na Casa da Música, no Porto.

O concerto do Porto estava inicialmente previsto para quarta-feira, mas como coincidia com a final da Liga Europa - entre Futebol Clube do Porto e Sporting de Braga - , foi adiado para sexta-feira.

Para M. Ward a mudança servirá para descansar entre concertos, porque lhe deram boas referências de Portugal para "ver o mar e o campo", explicou em entrevista à agência Lusa.

"Até calhou bem essa final do campeonato, pelo que percebi é importante para vocês", disse com humor.

Matthew Ward tem fama de não gostar muito de dar concertos, mas à Lusa disse que nesta digressão pela Europa anda sozinho a fazer uma revisitação da carreira, que conta com seis discos a solo, desde "Duet for Guitars" (1999) até "Hold Time" (2009).

"Parte do plano deste digressão é andar sozinho, fazer uma coisa diferente das grandes produções, voltar ao que era no começo, mudar de escala e fazer uma retrospetiva de todos os projetos em que estou", explicou.

Há ainda as canções que escreveu para os projetos She & Him (com Zooey Deschanel), Monsters of Folk e Tired Pony, quase sempre em torno do folk rock independente, e as recentes composições para o filme de animação "Winnie The Pooh".

Nesta retrospetiva em palco M. Ward quer voltar ao que o fez entrar na música, no final dos anos 1990: "Fazer melodias simples e contar histórias simples".

"O que me move é o amor pela música, por passar o tempo a ouvir discos antigos e os grandes guitarristas. Isso não mudou", garantiu.

A primeira parte do concerto de M. Ward em Lisboa é assegurada pelo músico português Old Jerusalem.

SAPO/Lusa