"Common Ground" é o terceiro disco do músico iraniano radicado em Portugal e foi gravado em Bristol, no Reino Unido, com produção e interpretação do músico inglês John Parish e do australiano Mick Harvey, duas referências na vida artística de Mazgani.

"Reconheço-lhes uma voz, uma identidade e participaram em muitos discos da minha vida", disse Mazgani, citando Nick Cave ou PJ Harvey e o próprio trabalho a solo dos dois músicos. É por isso que a participação de Parish e Harvey assume outra importância, porque Mazgani procurava uma limpidez nas canções novas, depois da experiência do disco anterior, "Song of distance", gravado num estúdio improvisado em Vila Velha de Ródão.

Desta vez, Magzani rumou a Bristol e trabalhou o esqueleto das canções com Mick Harvey e John Parish, absorvendo deles as soluções apresentadas, de uma "simplicidade e economia lapidadas". "É um disco mais clássico, que dá muito mais espaço à palavra, à voz, às histórias", disse Mazgani.

No instrumental, Mazgani assumiu a voz e guitarra, enquanto John Parish e Mick Harvey se descobraram por vários instrumentos: bateria, baixo, guitarra, teclados.

Mazgani recorda que se apresentou a John Parish e Mick Harvey em 2011, quando estes atuaram com PJ Harvey em Lisboa. Queria-os para um novo disco que estava ainda por compor, explicou. "Foi extraordinário. Houve ali um entendimento nas nossas ambições estéticas", referiu.

Apesar da atual banalização na gravação e edição de um registo discográfico, Mazgani admite que ainda é um bocado "fora de tempo", por defender que um álbum é para ouvir na íntegra, para perceber a coerência e o fio condutor. No caso de "Common Ground" é preciso chegar ao fim do alinhamento para encontrar o tema que dá nome ao disco, tocado apenas com guitarra.

Shahryar Mazgani nasceu em Teerão, mas vive em Portugal desde o início dos anos 1980. Autodidata, começou a tocar guitarra aos vinte anos e formou o projeto Mazgani aos trinta, depois de se ter licenciado em Direito e de ter passado pelo jornalismo e pela escrita de guiões para televisão. "Common Ground", disco curto com 40 minutos de duração e dez temas escritos por Mazgani, é o terceiro disco, depois de "Song of distance" (2010) e "Song of the new heart" (2007).

@Lusa

Videoclip de "Distant Gardens":