Com um concerto histórico agendado para a cidade de Guragon, os Metallica e os promotores do espetáculo anunciaram momentos antes da estreia da banda em solo indiano que oconcerto seria cancelado devido a uma ”falha na barreira de segurança em frente ao palco, que não poderia ser adequadamente reparada até ao inicio do espetáculo”.

De acordo com os reportagens da NDTV e IBN, os fãs conseguiram entrar na sala através de uma porta que se terá aberto e passaram o restante tempo a forçar o seu caminho até ao palco, apesar dos constantes pedidos para se manterem afastados. Quando o concerto foi finalmente adiado, os cerca de 25 mil fãs provenientes de todos os lados do país não ficaram nada satisfeitos, conforme poderá verificar no vídeo abaixo.

Começaram então os distúrbios, com fãs a atear fogo a cartazes e a correr para cima do palco, onde acabaram por destruir os instrumentos preparados para a banda. Um número indeterminado de fãs sofreu ferimentos.

A atuação, adiada para sábado, em Delhi, também não ocorreu, já que a banda ou a promotora não conseguiram obter autorização para a realização da mesma. Como resultado, os promotores estão a fazer a devolução do dinheiro aos compradores de bilhete e quatro dos organizadores acabaram por ser presos, pois, segundo as autoridades, venderam mais bilhetes do que a lotação da sala permitia e nãonotificaram atempadamente os fãs sobre o cancelamento do espetáculo

Este concerto fazia parte das comemorações da primeira corrida de Formula 1, a decorrer no país. Lady Gaga irá atuar no próximo sábado durante o espetáculo de encerramento.

Paulo Costa