Em fevereiro, Belden tornou-se o primeiro músico norte-americano a atuar no Irão desde a revolução islâmica de 1979, com a aprovação do governo num momento de menor tensão entre Washington e Teerão.
Belden, que recebeu três Grammys na carreira, era considerado um especialista na obra de Miles Davis e coordenou as reedições dos álbuns do mestre. O músico era um defensor da experimentação constante no jazz.
Em 2008, Belden reuniu músicos de jazz e da Índia para gravar "Miles from India", com participações de artistas como o pianista Chick Corea ou o indiano Kala Ramnath. Também fez algo parecido com artistas da música flamenca para o álbum "Miles Espanol (New Sketches of Spain)".
Com um alcance mais popular, Belden também produziu álbuns de jazz com canções de grandes estrelas pop, incluindo Sting e Prince.
O trabalho original mais conhecido de Belden é "Black Dahlia", de 2001, sobre o assassinato em 1947 de Elizabeth Short, de 22 anos, em Los Angeles, que inspirou vários livros, incluindo "Dália Negra", de James Ellroy, história que foi adaptada para o cinema por Brian De Palma.
@AFP
Comentários