As composições são de autoria de Guy Berryman, Jonny Buckland , Will Champion e Chris Martin, contando pela segunda vez na história com a «Enoxificação» e composições adicionais de Brian Eno. O álbum conta também com a participação de Rihanna no tema «Princess Of China». Luis Jardim, o produtor/músico português, assina ainda as percussões.

«Every Teardrop is a Waterfall» e o mais recente «Paradise», primeiros avanços do novo disco, são já um sucesso no Top de vendas digitais: «Paradise» chegou ao topo de vendas no mesmo dia em foi colocado à venda no iTunes.

«Mylo Xyloto» é o quinto álbum da banda que se estreou em Portugal no Festival Paredes de Coura, em 2000, ano da sua estreia discográfica, com «Parachutes». Nessa altura eram apontados como a nova esperança do Pop independente. Quanto ao que significa «Mylo Xyloto», Chris Martin sublinha que «significa aquilo que quiseres».

Hoje contam com mais de 50 milhões de discos vendidos; entre inúmeras nomeações mereceram seis Brit Awards, sete Grammys, quatro Prémios MTV para além de Prémios como Canção do Ano pela American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP) no ano passado, por exemplo. Têm sido cabeças de cartaz dos maiores festivais de música um pouco por todo o mundo (Glastonbury, Lollapalooza ou Rock Am Ring). Em Julho deste ano passaram por Portugal no Festival Optimus Alive, onde apresentaram alguns dos novos temas para uma assistência record de cerca de 52 000 pessoas.

Eis o alinhamento do álbum:

1. Mylo Xyloto (soundscape / tema abertura da digressão 2011)
2. Hurts Like Heaven
3. Paradise
4. Charlie Brown
5. Us Against The World
6. M.M.I.X.
7. Every Teardrop Is A Waterfall8. Major Minus
9. U.F.O.
10. Princess Of China com Rihanna
11. Up In Flames
12. A Hopeful Transmission
13. Don't Let It Break Your Heart
14. Up With The Birds