Quem o sugeriu foi o guitarrista da banda, Kirk Hammet, que afirmou terem-se esgotado as desculpas dadas nos últimos tempos pela banda, que assim foi adiando a gravação do sucessor de “Death Magnetic”.

“Quando começarmos, será a nossa principal prioridade”, revelou o guitarrista à Billboard. “Estamos bastante excitados com isso porque temos vindo a dizer que precisamos de começar a trabalhar neste álbum, mas temos vindo a procrastinar imenso. Já usámos, praticamente, todo o tipo de desculpas para não começarmos a trabalhar no álbum, mas esgotaram-se as desculpas, por isso temos que começar a trabalhar nele agora", explicou.

Desenganem-se aqueles que pensam que os sucessivos adiamentos foram originados por falta de inspiração dos membros dos Metallica. “Somos uma banda que nunca tem escassez de ideias. Vocês ouvem falar daquelas bandas que estão sentadas em estúdio e que não têm quaisquer músicas. O que vão elas fazer? Os Metallica não são assim. O problema dos Metallica é totalmente o oposto. Temos demasiadas ideias. O James [Hetfield] tem, tipo, umas 800 ideias. Eu tenho 400. Só esses números já são loucos. É formidável”, contou Kirk Hammet.