“Tanto” é também o nome do primeiro single do novo trabalho, que inclui ainda alguns temas que nasceram em Portugal, como é o caso de El Beso, apresentado em primeira mão nos Coliseus, na semana passada.
Também em Espanha Pablo Alborán está em destaque, acabando de alcançar um fato inédito: os seus três discos – “Tanto”, “En Acústico” e “Pablo Alborán” – ocupal o 1º, 2º e 3º lugar do Top de Vendas, respetivamente.
Note-se que Pablo Alborán está, pelo segundo ano consecutivo, nomeado para os Grammy Latinos, desta feita na categoria de “Best Contemporary Pop Vocal Album”, por “En Acústico”.
Sobre Pablo Alborán
O artista que apaixonou Portugal tem apenas 23 anos. Estudou canto lírico e música clássica, mas tem sido a sua voz e música românticas que têm conquistado o público. Começou a compor bem cedo, aos 13 anos, e começou a ganhar notoriedade quando colocou as suas interpretações «guitarra e voz» diretamente no youtube, em 2010.
O disco de estreia, “Pablo Alborán”, foi editado em fevereiro de 2011 e esteve 15 semanas em 1º lugar no top de vendas em Espanha. É 5 vezes Platina. Ainda no ano de estreia, mereceu três nomeações para o mais prestigiado certame da Música Latina, os Grammy Latinos: foi nomeado nas categorias “ Artista Revelação“, “Melhor Álbum por Artista Masculino” e “Melhor Canção”, com “Solamente Tú”.
“En Acústico”, o álbum que nos devolveu o reportório do primeiro trabalho numa versão mais intimista, chegou em novembro de 2011 e contou, como primeiro single, com “Perdonáme”, o dueto com a artista portuguesa Carminho, que é hoje um dos grandes êxitos do ano.
Já em 2012, “En Acústico” liderou a lista dos mais vendidos em Portugal durante 35 semanas e é já Quíntupla Platina em território nacional, detendo assim o recorde de permanência no primeiro lugar da tabela dos discos mais vendidos, desde o seu registo por parte da Associação Fonográfica Portuguesa, por via digital (desde 1997).
Estreou-se ao vivo em Portugal em junho deste ano, com concertos em Guimarães, no âmbito da programação de Guimarães Capital Europeia da Cultura. Seguiram-se concertos Santarém, Aveiro, Elvas e o concerto no EDP CooljazzFest, em Oeiras.
Na Internet, onde se deu a mostrar ao mundo em 2010, conta já com mais de 900 mil fãs no Facebook, e outros tantos seguidores no Twitter. Os seus vídeos já ultrapassaram as cem milhões de visualizações no youtube.
Recorda o concerto de Pablo Alborán no Coliseu do Porto aqui.
Sara Novais
Comentários