A abordagem das canções é feita num «toque festivo e camaleónico», «mais ousado» e «determinado» na procura de uma «sonoridade única».
Em comunicado enviado ao SAPO Música, o grupo refere que o álbum «abre um novo ciclo de exploração eletroacústica».
«Novos e velhos instrumentos musicais fundem-se em texturas singulares e trazem ambientes de excentricidade melódica e harmónica, sem perder o pé que dança. ‘Extravagante’ traz o cruzamento extremo de influências e linguagens, sem deixar o corpo perder o balanço da viagem», descreve o grupo.
«Extravagante» é o sucessor de «Transumâncias Groove» (2009) e de «A Revolta dos Badalos» (2006), tratando-se assim do terceiro longa duração do grupo, que, no decorrer da sua carreira, editou ainda um DVD. Lançado em 2010, «10 anos de Folk em Português» assinalou o décimo aniversário de Uxu Kalhus e foi gravado ao vivo no festival Andanças, em Carvalhais (São Pedro do Sul).
O novo registo discográfico inclui nove temas originais e as reinterpretações de «Erva Cidreira» e «Saia da Carolina», revisitadas pela formação atual.
O grupo Uxu Kalhus foi criado em 2000 com o objetivo inicial de divulgar as danças portuguesas em França. Cedo revelou a sua vocação de grupo ‘folk’ português algures entre os universos da fusão e das músicas do mundo.
As composições do grupo alternam arranjos de sonoridades, que acompanham as danças portuguesas (raramente utilizadas fora do universo folclórico tradicional), com influências diversas de cada um dos seus elementos, a fim de obter um resultado original no panorama nacional e internacional.
O grupo é composto por André Lourenço (teclados e coros), António Bexiga (guitarras, viola campaniça e coros), Eddy Slap (baixo eléctrico e coros), Joana Margaça (voz), Luís Salgado (bateria e percussões) e Paulo Pereira (flautas, ‘rauschpfeifen’ e coros).
Videoclip do tema-título do álbum, «Extravagante»
Comentários