Gravado em Los Angeles, na Califórnia, ao longo do ano passado, «Overexposed» é uma coleção de 10 novas canções que contaram com a produção executiva de Max Martin e dos produtores Benny Blanco e Ryan Tedder.

Sobre o registo, o vocalista dos Maroon 5, Adam Levine, afirmou que «é, sem qualquer dúvida, o nosso álbum mais diversificado e pop – de sempre. Divertimo-nos imenso a gravá-lo. Mal posso esperar que seja ouvido pelos nossos fãs e estou ansioso por ir para a estrada e poder tocá-lo para toda a gente».

O guitarrista James Valentine acrescentou que «”Moves Like Jagger” foi a nossa primeira experiência de trabalho com um compositor externo – por isso, neste disco, decidimos repetir a aventura. Nesta fase da nossa carreira, acho que foi muito positivo dar uma volta completa a todo o processo e isso acabou por resultar muito bem: além de ter criado um total espírito de colaboração no seio da banda. Queríamos fazer algo que soasse contemporâneo mas que, ao mesmo tempo, incorporasse elementos de pop de épocas anteriores. Nunca fizemos um álbum tão “pop” quanto este e não tivemos vergonha em consegui-lo».

Em «Overexposed», a musicalidade dos Maroon 5 e as vocalizações do seu líder, Adam Levine, surgem com o habitual carisma que tem caraterizado o grupo, dando continuidade à capacidade do coletivo em criar canções que definem a pop e o rock da actualidade. O grupo começou a compor e a gravar o novo disco durante a sua mais recente digressão mundial, o que acabou por dar origem a um desfile de melodias inegavelmente épicas e poderosas. Do álbum fazem parte «Payphone» (que conta com a participação de Wiz Khalifa), «One More Night» e a balada «Beautiful Goodbye».

Os Maroon 5 venceram, em 2005, o primeiro dos seus três Grammys, quando foram premiados como Artista Revelação. Em todo o mundo, já venderam mais de 17 milhões de discos e os seus álbuns atingiram a marca da Platina e do Ouro em 35 países. A banda conquistou o público e a crítica graças à sua sonoridade única, híbrido de rock com R&B, exposta tanto no seu registo de estreia, «Songs About Jane», quanto no seu sucessor, «It Won’t Be Soon Before Long», que incluía os êxitos «Makes Me Wonder» e «If I Never See Your Face Again.»

Em setembro de 2010, os Maroon 5 editaram o seu terceiro álbum, «Hands All Over», um disco marcado pelo tema «Misery» e pelo contagiante «Moves Like Jagger», que chegou à liderança dos tops. Os dois singles foram nomeados para Melhor Interpretação Pop Vocal por Duo ou Grupo, nos Prémios Grammy, tornando-se a oitava nomeação da banda nestes galardões e a quinta naquela categoria. Graças ao sucesso alcançado por «Moves Like Jagger» na tabela Hot 100, Adam Levine tornou-se o primeiro artista – nos 53 anos de história daquela contagem – a chegar ao nº1, como parte de um grupo, e, em simultâneo, a entrar no Top 10, a solo (uma vez que também participou em «Stereo Hearts», dos Gym Class Heroes).

Além do seu trabalho com os Maroon 5, Adam Levine é um dos mentores de «The Voice», o popular programa da cadeia NBC. A segunda temporada deste concurso estreou-se com grande pompa após a final do Super Bowl XLVI - perante 37.6 milhões de espectadores –, tornando-se o programa não-desportivo mais visto, nos últimos seis anos, na televisão norte-americana.

Videoclip de «Payphone»