“Twist And Shout”, "I Saw Her Standing There" e “P.S. I Love You” são algumas das 14 canções do disco publicado pela Parlophone a 22 de março de 1963.
O álbum foi lançado à pressa, para rentabilizar o sucesso da música que dá título ao disco e que, como single, tinha atingido o topo na maioria das tabelas de vendas, no Reino Unido.
Dez das faixas do disco foram gravadas num único dia, 11 de fevereiro de 1963, quando o produtor George Martin, designado de “quinto beatle”, juntou John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr no mítico estúdio de Abbey Road, para uma maratona de quase 10 horas.
A fotografia da capa do disco, onde se vêm os “fab four” nas escadas da sede londrina da empresa discográfica EMI, foi tirada por Angus McBean e “Please Please Me” não podia ter sido mais rentável, dado que custou apenas 400 libras (458 euros), segundo a agência noticiosa espanhola EFE.
Menos de dois meses depois, a 11 de maio de 1963, “Please Please Me”, o álbum, chegava a número um nas listas de vendas de discos no Reino Unido, onde ficou durante 30 semanas, até ser destronado pelo segundo trabalho de longa duração do quarteto de Liverpool, “With The Beatles”.
A banda britânica lançou 12 álbuns de estúdio até ser anunciada a sua separação, em abril de 1970. “Please Please Me” integra uma lista dos 500 melhores álbuns de sempre da revista Rolling Stone, no 39.º lugar.
@Lusa
Comentários