No entanto, o primeiroquartodeste ano viu o Reino Unido a atingir este marco histórico. As vendas digitais de música ultrapassaram pela primeira vez as vendas físicas (CDs, vinis, etc). Um bom exemplo de como o mundo está rapidamente a mudar.

De acordo com dados da indústria musical britânica, os downloads, subscrições digitais e publicidade online representam 55,5% das receitas nos primeiros três meses de 2012.

É importante relembrar que, antes de 2001,do lançamento do iTunes, não existia uma forma completamente legal de adquirir música online pelo menos para downloads diretos. Isto ainda torna estes dados mais surpreendentes, pois as vendas digitais ganharam 50% de quota em apenas dez anos.

Deve-se notar, no entanto, que estes dados são apenas referentes ao primeiro trimestre, e que a tradicional compra de música em formato físico na altura do Natal irá, muito provavelmente, alterar os resultados finais anuais, significando que uma verdadeira vitória do digital poderá ainda não acontecer em 2012.

Paulo Costa