Na categoria "Melhor Artista", competem com o fadista, de 33 anos, o músico nigeriano Tony Allen, de 74 anos, com o álbum “Film of life”, a escocesa Julie Fowlis, de 35 anos, com o álbum “Gach sgeul – Every story”, e o músico inglês Seth Lakeman, de 37 anos, com o álbum “Word of mouth”.

O álbum “Largo da Memória” foi editado pela Parlaphone, em outubro de 2013 e, em declarações à Lusa, o fadista explicou que o título remete para uma questão pela qual sempre se tem batido - a defesa da memória histórica, quer a nível pessoal quer coletiva - e também para o bairro da Ajuda (é um "mimo" para o bairro lisboeta, disse), onde se localiza um "Largo da Memória" e onde Ricardo Ribeiro viveu parte da sua infância e adolescência.

“Precisamos de ter memória, até para não cometermos os mesmos erros, mas este disco são as histórias que fazem a minha história de 32 anos de vida. Com 42 anos, gravarei outro disco de outra forma e com outras componentes”, disse.

A revista britânica tem estado atenta à carreira de Ricardo Ribeiro. Em 2008 descreveu-o como “uma estrela do fado em ascensão”.

O intérprete de "Porta do coração", entre outras distinções, recebeu os prémios Amália Revelação, em 2005, e Melhor Intérprete, em 2010, e foi este ano condecorado pelo Presidente da República com a comenda da Ordem do Infante.

A cabo-verdiana Neuza estreou-se discograficamente com o álbum “Flor di Bila", editado pela LusÁfrica, que a Songlines cita como referência.

O álbum foi apresentado em julho de 2013, em S. Filipe, na ilha cabo-verdiana de Fogo. A artista recebeu este ano seis nomeações para os Cabo Verde Music Awards.

Nesta categoria concorrem com Neuza a cantora turca Olcay Bayir, com o álbum “Neva/Harmony”, o grupo irlandês The Gloaming, com o álbum homónimo, e a banda anglo-nigeriana Ibibio Sound Machine, também com o álbum homónimo.

As outras categorias dos Prémios da Songlines são “Melhor Grupo” e “Parceria MultiCultural” (“Cross-Cultural Colaboration”).

Em "Melhor Grupo" são finalistas os Bellowhead, Show of Hands, Sondorgő, e Toumani & Sidiki Diabaté.

Baka Beyond, Kronos Quartet, Robert Plant e Salsa Celtica são os finalistas na categoria “Parceria MultiCultural”.

Os finalistas foram escolhidos através de uma votação online, a partir de uma lista divulgada pela revista em dezembro passado.

Os vencedores, escolhidos pela equipa redatorial da revista britânica, vão ser anunciados em junho próximo.

Os Deolinda venceram o Prémio Revelação da Songlines em 2010.

@Lusa