A nova aposta inclui seis temas que partem do imaginário cinematográfico para construir uma música de cariz eletrónico, mas com "contaminações estilísticas" muito variadas, explica a promotora.

O tema de lançamento do EP chama-se “Basso Profondo”, uma música com base no estilo de canto masculino mais grave (chamado, precisamente, “Basso Profondo”), extraído da tradição vocal ancestral da Rússia.

Kubik é o projeto de música eletrónica de Victor Afonso, músico da Guarda com mais de 20 anos de experiência musical (rock, improvisação, experimental, eletrónica). Licenciado em Educação Musical e multi-instrumentista, Victor Afonso desenvolveu vários projetos de criação.

Em maio de 2004, o norte-americano Mike Patton (Faith No More, Mr. Bungle, Fantômas), apreciador da música de Kubik, afirma a promotora, convidou-o a tocar na primeira parte do concerto dos Fantômas na Aula Magna, em Lisboa.

Kubik colaborou ainda com vários músicos e bandas lusas, como Adolfo Luxúria Canibal, Old Jerusalem, Norton, Bypass, Factor Activo, Américo Rodrigues, César Prata, Carlos Zíngaro, Nuno Rebelo e compôs a música original para quatro filmes mudos - “Un Chien Andalou”, de Luis Buñuel, “Entr’Acte”, de René Clair, “A Felicidade”, de Alexander Medvedkine, e “Romance Sentimentel”, de Sergei Eisenstein).

Teledisco de "Basso Profondo":