Pelos colégios do Espírito Santo, da Graça e de São Pedro, na Rua da Sofia, vai ser possível ouvir concertos de jazz de João Mortágua e do duo Paisiel e ainda uma performance, intitulada "Satélite Jazz", que resulta de uma oficina na Escola Básica Eugénio de Castro, numa iniciativa de entrada livre e gratuita.
Inserido nos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, este evento é também a quarta noite temática promovida pela APBC, que já dinamizou outras noites associadas ao fado, à música independente e à resolução de enigmas por locais da Baixa de Coimbra.
"Desta vez, focámo-nos apenas numa rua", sublinhou o presidente da APBC, Vítor Marques, que falava à agência Lusa à margem da apresentação do programa.
Segundo Vítor Marques, os colégios têm estado pouco abertos à comunidade, mas sublinha que não foi "nada difícil falar com os proprietários, que estão sempre disponíveis para este tipo de iniciativas".
"Esperemos que [a iniciativa] ajude a valorizar ainda mais os espaços e os proprietários estão abertos para que as instituições da cidade desenvolvam lá as suas atividades", vincou.
A iniciativa arranca às 18:00, com a apresentação final de uma oficina que o serviço educativo do Jazz ao Centro Clube (JAAC) tem desenvolvido com alunos da Escola Eugénio de Castro, onde procura dar a conhecer aos jovens a diversidade do jazz que se faz no país, num cruzamento com o património arquitetónico da cidade.
"Será uma performance, com música pré-gravada [maioritariamente do quarteto de Desidério Lázaro], em que os miúdos trabalham a questão do movimento" em torno do Colégio do Espírito Santo, explanou o diretor do JACC, José Miguel Pereira.
Segue-se, às 18:45, a apresentação do trabalho a solo de João Mortágua, "Holi", no Colégio da Graça, e, às 19:30, um concerto do duo Paisiel, composto por Julius Gabriel e João Pais Filipe, no Colégio de São Pedro.
Depois das atuações nos colégios da Rua da Sofia, a noite temática termina no Salão Brazil, com um concerto do quarteto de Desidério Lázaro, também de entrada gratuita.
Os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra começaram a 17 de outubro e terminam este fim de semana, com atuações do trio de Carla Bley, na sexta-feira, e de Mário Laginha e de Corda Bamba, no sábado.
Comentários