A primeira edição de "Let It Be", um vinil de "Help" produzido para uma multinacional petrolífera e gravações da BBC são algumas das "raridades" da exposição de 2.600 discos dos Beatles que abre no sábado em Viana do Castelo.
"Claro que os Beatles não lançaram tantos discos mas tenho edições da Coreia, Singapura, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França, Portugal, Jugoslávia, Rússia, entre muito mais", explicou hoje à Lusa o colecionador Vítor Coutinho.
Entre as "raridades" que integram a exposição "The Beatles - Sons e Tons" destacou "o álbum branco, com um exemplar no Old Dock Museum Experience, em Liverpool, o ‘Black' que é o ‘bootleg' mais raro da história da música, a coleção de discos dos Beatles na BBC de Londres, a primeira edição "Let It Be" com livro, que foi logo retirada do mercado por ser cara e o Wedding Álbum, do casamento dos Beatles".
A mostra que abre, no sábado, no Museu do Traje, em pleno centro da cidade, integra apenas 2.600 dos mais de 36 mil discos em vinil e disco do espólio de Vítor Coutinho.
Explicou que nunca tinha pensado em expor a sua coleção, apesar dos convites que já tinha recebido de outras cidades.
"Nunca aceitei porque fazia questão de expor na minha cidade", adiantou, destacando o apoio do pelouro da Cultura da Câmara de Viana do Castelo que "desde a primeira hora" apoiou o projeto.
Empresário do ramo da ourivesaria, Vítor Coutinho, que nasceu no Congo Belga há 60 anos, começou a colecionar discos em 1968, quando tinha apenas 12 anos, quando a avó lhe ofereceu os primeiros dois discos em vinil, dos Bee Gees e Bob Dylan.
"A partir dessa altura comprei mais uns 50 discos e ainda nem tinha gira-discos. Há mais de 20 anos comecei a olhar para o que tinha reunido e comecei a procurar raridades", explicou.
Os discos que agora vai expor "são acompanhados de um texto informativo, sobre a história dos Beatles e a obra em particular".
"Fico contente porque é uma oportunidade para as pessoas verem ‘in loco' o que muitas vezes só encontra na Internet. É importante para mim e penso que também é importante para a cidade que vai ser palco da primeira exposição dos Beatles em Portugal", sublinhou.
Comentários