A iniciativa, que "celebra a cultura como uma festa" e que a promotora deixou de designar como festival, vai decorrer no Espaço da Nora, no centro histórico de Serpa, no distrito de Beja, com cinco concertos, cinco peças de teatro, duas sessões de dj e o 3.º Encontro Internacional de Danza Duende.

A Companhia de Teatro Baal17, de Serpa, promotora do evento, explicou hoje que deixou de designar o "Noites na Nora" como festival porque tal significa "grande festa", mas o evento "é mais do que isso e não se coaduna a comparações com outras grandes festas de verão".

"Não somos um festival de verão, nem pretendemos sê-lo. Cada macaco no seu galho. E o nosso galho é pequeno", no espaço, que "não permite o aumento de público, no orçamento disponível para a sua realização e na capacidade de angariar outros financiamentos", refere a companhia, em comunicado enviado à agência Lusa.

"Dito assim, poderíamos estar a propalar uma morte anunciada, mas não, nada disso. O nosso galho é pequeno, mas tem raízes fortes", afirma a Baal17, frisando que o "Noites na Nora" "criou uma necessidade de cultura às populações da região", o que "é talvez" o seu "maior trunfo".

O "pontapé de saída" da 17.ª edição do "Noites na Nora" vai ser dado no dia 08 com o concerto do coletivo musical português Retimbrar, que explora ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, através de um reportório de originais e reinterpretações, e irá apresentar o seu primeiro álbum "Voa pé", lançado em abril deste ano.

Seguem-se os concertos dos portugueses Lena D'Água e Ricardo Dias, no dia 09, Azinhaga, no dia 15, Los Negros, no dia 16, e do projeto internacional OPAZ, no dia 23.

Na área da música, o "Noites na Nora" vai incluir também as sessões de dj "É pr'a dançar", com um "best of da música portuguesa" a cargo de Pedro Frazão e Rui Eugénio, no dia 09, e um "set eclético" de vários estilos de música de dança por Dj2old4school, no dia 23, na última noite e como festa de encerramento.

"Sempre que o amor me quiser", pela Oficina de Teatro de Serpa, no dia 10, "Andando, andado", pelo grupo (EN)cena, no dia 12, "E a cabeça tem de ficar?", pela Companhia de Teatro de Sintra, no dia 13, e "Ñaque ou sobre piolhos e atores", pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev), no dia 14, são os espetáculos de teatro previstos.

Pelo terceiro ano, o "Noites na Nora" volta a coproduzir o Encontro Internacional de Danza Duende, que vai envolver mais de 100 artistas e decorrer entre os dias 18 e 23 de julho, em vários sítios de Serpa, com espetáculos de dança, "workshops" e uma conferência.