Esta campanha resulta de um protocolo estabelecido entre a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e a Polícia de Vila Real, que arranca durante a maior festa da academia transmontana e será depois replicado ao longo do ano.
André Coelho, presidente da AAUTAD, disse hoje, em conferência de imprensa, que o objetivo é consciencializar para os consumos excessivos bem como alertar para o não-uso do carro após a ingestão de bebidas alcoólicas.
A Semana Académica junta milhares de estudantes e muitos visitantes que se deslocam à cidade para assistir aos concertos, um evento que André Coelho diz que beneficia também a restauração, o comércio e a hotelaria locais.
Os cabeça de cartaz são Rui Veloso, que regressa aos palcos depois de um interregno de cerca de quatro anos, e o brasileiro Gabriel o Pensador que regressa também ao palco transmontano uma década depois.
Pela tenda que vai acolher o evento vão passar ainda Dealema, Toy, HMB, Octa Push, Rui Vargas, Raphia, Mark Guedes, Marco Coelho, White Label, Heller, DJ Miranda, Cigma, Moullinex DJ Set, Kalhambeke ou Ricky D’Almeida.
O programa inclui também a tradicional serenata, o baile académica, a queima das fitas, o cortejo académico e o rali gastronómico.
A festa dos estudantes tem, segundo André Coelho, um orçamento que ronda os 200 mil euros e, este ano, apresenta um conceito novo: “Semana loucamente histórica”, que resultou de um trabalho conjunto de 25 estudantes da academia.
Os alunos transformaram personagens históricas em mascotes como o gato Coutinho ou a cabra Sacadura, a lebre Rosa Mota, que dão corpo a uma campanha de marketing que quer promover e divulgar a Semana Académica de Vila Real.
Hoje, a AAUTAD apresentou também a sua primeira agenda cultural “O Fole”, que visa a realização de iniciativas dirigidas a públicos específicos, ao contrário da Semana Académica que é um evento para massas, promovendo também a produção artística da académica e da cidade de Vila Real.
Pretende-se, segundo explicou, “interligar” a universidade à cidade através de eventos que vão desde a pintura à música, ao teatro ou exposições.
No âmbito do “Fole” vai ser criada uma plataforma onde os artistas se podem inscrever e também os estabelecimentos comerciais ou organizações culturais que queiram acolher a realização das atividades.
Porque cerca de 80% dos cerca de 7.000 estudantes da UTAD são deslocados, André Coelho referiu que a maior parte dos eventos irá decorrer durante a semana.
Comentários