A estrela de rock de 67 anos disse a um tribunal de Los Angeles que a música, alvo de uma ação judicial relativamente aos direitos de autor, é claramente um trabalho dele e do guitarrista e compositor dos Led Zeppelin, Jimmy Page.
O músico frisou que compôs "Stairway to Heaven" no início dos anos 1970 em Headley Grange, um estúdio de ensaios e gravações em Hampshire. "Naquela noite em particular, sentei-me ao lado do Jimmy [Page], junto à lareira, e veio-me à cabeça o primeiro verso que se encaixava com o que ele estava a tocar", afirmou, lembrando a introdução da famosa canção.
"Tentei, realmente, trazer a Grã-Bretanha rural, remota... As referências celtas antigas, quase não faladas, para a composição", acrescentou.
Plant e Page estão a ser processados por supostamente plagiar os melancólicos acordes de guitarra na abertura de "Stairway to Heaven" de "Taurus", canção da banda de rock psicodélico de Los Angeles Spirit, editada três anos antes.
Na semana passada, Page afirmou que sua progressão nos acordes tinha mais em comum com "Chim Chim Cher-ee", do musical "Mary Poppins", de 1964, do que com qualquer outra coisa.
O guitarrista dos Spirit, Randy California, autor de "Taurus", afirmou durante muito tempo que merecia créditos pela composição de "Stairway to Heaven", mas nunca avançou com uma ação legal, tendo falecido afogado em 1977.
Há dois anos, a ação por perdas e danos apresentada pelo amigo, Michael Skidmore, alega que Randy California merece o crédito para que possa, ainda que de forma póstuma, "assumir o seu lugar como autor da maior canção de rock" já escrita.
Estão potencialmente em jogo neste caso milhões de dólares em direitos de autor.
O especialista em música Lawrence Ferrara, da Universidade de Nova Iorque, sublinhou em testemunho que qualquer similaridade entre "Stairway" e "Taurus" também pode ser encontrada em canções escritas por compositores em mais de 300 anos.
"Não há semelhanças relevantes" entre as duas canções, afirmou Ferrara.
Na sua primeira atuação nos Estados Unidos, em Denver no dia 26 de dezembro de 1968, Led Zeppelin abriram o concerto dos Spirit.
Michael Skidmore não especificou o valor de seu pedido de indenização. Porém, segundo a imprensa, o valor pode chegar aos 40 milhões de dólares.
Em apoio, o processo relembra outras 16 canções da banda que foram objeto de litígio, muitas dando lugar a acordos mútuos compreendendo um crédito na composição e uma compensação financeira. Os sucessos "Whole Lotta Love" e "Babe I'm Gonna Leave You" complementam a lista.
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