Depois de ter ganho a primeira estrela Michelin para um restaurante de inspiração portuguesa em Nova Iorque, o «chef» luso-americano George Mendes estreia-se hoje na televisão.
George Mendes é um dos 12 «chefs» participantes na terceira edição do «reality show» Top Chef Masters, que hoje estreia no canal Bravo, competindo por um prémio de 100 mil dólares, a entregar a uma organização de caridade à sua escolha.
«Concorro pelo desafio a mim próprio, para ajudar a recolher fundos, dar atenção à Charity:Water [organização escolhida como beneficiária do prémio] e para dar maior exposição ao Aldea», o seu restaurante em Nova Iorque, disse à Lusa o jovem «chef» luso-americano.
George Mendes assegura que o seu trabalho no Aldea, espaço aberto há cerca de dois anos no Flatiron District nova-iorquino, não será afetado pela participação no «reality show».
«Não mudou de maneira nenhuma a maneira como trabalho», adiantou à Lusa.
Em Outubro do ano passado, Mendes recebeu aquela que é a mais alta distinção na sua ainda curta carreira: uma estrela atribuída na última edição do influente guia de restaurantes Michelin Nova Iorque 2011.
De inspiração portuguesa e ibérica, o Aldea é mais conhecido pelo seu arroz de pato, que entre as publicações da especialidade foi rebatizado de «paelha de pato».
No ano passado, a New York Magazine elegeu o Aldea como um dos 50 restaurantes a não perder na cidade, graças à «paelha que tecnicamente não o é». Quer esta revista, quer o New York Times, deram-lhe duas estrelas.
O crítico de restaurantes Ryan Sutton, da Bloomberg, deu-lhe três estrelas (em quatro), tal como o Daily News, e a revista GQ colocou o restaurante como um dos dez melhores a abrir portas em todo o país no último ano.
George Mendes chegou a estar nomeado para o prémio de melhor novo «chef» do ano pela revista Time Out, mas perdeu.
Natural de Danbury, Connecticut, o luso-americano estudou no Culinary Institute of América e estagiou em restaurantes em Nova Iorque, Paris e Washington. Em 2003, estagiou nos restaurares espanhóis de três estrelas Michelin Berasategui e El Bulli, tendo sido contratado como chefe de cozinha do Tocqueville no regresso a Nova Iorque.
No programa Top Chef, Mendes vai concorrer com outros profissionais conhecidos, como Hugh Acheson, Floyd Cardoz, John Currence, Traci Des Jardins, Mary Sue Milliken, Naomi Pomeroy, Suvir Saran, John Rivera Sedlar, Alex Stratta, Celina Tio e Sue Zemanick.
O apresentador é o conhecido «chef» Curtis Stone, e o júri inclui celebridades como Christina Hendricks (Mad Men), a banda Maroon 5 e a estrela pop Kelis, além de James Oseland e da crítica gastronómica Ruth Reichel.
A segunda edição do reality show teve uma audiência de perto de 1,6 milhões de pessoas, de acordo com o canal Bravo.
O início da série está marcado para esta noite às 23:00 de Nova Iorque (04:00 de quinta feira em Portugal Continental).
SAPO/Lusa
Comentários