É uma história invulgar: arrancou como série televisiva, ganhou nova vida no cinema três décadas depois e volta agora mais uma vez, num regresso ao pequeno ecrã.

Estreada na ABC, nos EUA, em 1975, e mantendo-se no ar até ao ano seguinte, "S.W.A.T." ficou entre as apostas policiais mais icónicas do seu tempo, surgindo como um spin-off da série "The Rookies" mas conquistando um espaço próprio - e até estará mais presente na memória coletiva do que a produção que a inspirou.

Um dos seus elementos mais emblemáticos foi logo o genérico inicial, ao som de uma composição instrumental de Barry De Vorzon, "Theme from S.W.A.T.", acesso funk a cargo de uma orquestra utilizado para ir apresentado os elementos desta força de intervenção.

Ao longo de duas temporadas e 37 episódios, o Tenente Dan "Hondo" Harrelson, o Sargento David "Deacon" Kay e os oficiais Jim Street, Dominic Luca, T.J. McCabe encarregaram-se de combater o crime na Califórnia, tomando conta de casos demasiado perigosos para um departamento policial comum, num elenco liderado por Steve Forrest e Robert Urich.

S.W.A.T.
S.W.A.T.

Uma missão no grande ecrã

Quase 30 anos depois, Steve Forrest regressou à saga, juntamente com Rod Perry (que encarnou David "Deacon" Kay), mas apenas para breves aparições num filme protagonizado por Colin Farrell e Samuel L. Jackson. LL Cool J e Jeremy Renner foram outras estrelas de "S.W.A.T. - Força de Intervenção", thriller estreado em 2003 e dirigido por Clark Johnson.

A nova versão manteve quase toda a equipa original intacta, mas trocou Dominic Luca por Christina "Chris" Sanchez, personagem a cargo de Michelle Rodriguez e que reforçou a presença feminina numa saga até então só com homens no centro da ação - apesar de Ellen Weston e Rose Marie terem tido papéis secundários recorrentes na série.

O filme seguiu uma missão especialmente arriscada, com a equipa a ter de transportar um barão da droga, e não foi a última aventura cinematográfica deste universo, já que contou com duas sequelas: "S.W.A.T.: O Confronto", de 2011 (com Gabriel Macht e Giancarlo Esposito) e "S.W.A.T.: Under Siege", de 2017 (com Sam Jaeger e Adrianne Palicki). Mas nenhuma delas manteve as personagens das aventuras anteriores e ambas estrearam diretamente em DVD.

S.W.A.T.
S.W.A.T.

Nova vida com Shemar Moore e mais diversidade

Este mês, na sua terceira vida, "S.W.A.T. - Força de Intervenção" regressa às origens televisivas e retoma muitos elementos da equipa original com novas caras enquanto acrescenta, na linha do primeiro filme, mais presenças femininas. Shemar Moore dá agora corpo ao Sargento Daniel "Hondo" Harrelson, promovido a líder de uma unidade especial que conta com David "Deacon" Kay (Jay Harrington), Jim Street (Alex Russell), Dominic Luca (Kenny Johnson) e Christina "Chris" Alonso (Lina Esco), respondendo à sua superior direta, Jessica Cortez (Stephanie Sigman), com a qual mantém um relacionamento secreto.

Ao contrário da série original, esta Metro Special Weapons and Tactics, uma equipa de elite do Departamento Policial de Los Angeles, promete ser mais politicamente consciente sem deixar de lado a ação que caracterizou as missões dos anos 1970.

Uma das maiores diferenças é a diversidade racial, com um elenco que junta atores caucasianos, afro-americanos, latinos e asiáticos. Outra são os temas abordados, que deverão passar pelo racismo, terrorismo e até a violência policial, com ecos do movimento movimento "Black Lives Matter". E embora questões como estas não sejam inéditas na ficção televisiva atual, Shemar Moore tem garantido em entrevistas que esta não vai ser uma saga previsível, reforçando o lado mais autêntico e ancorado na realidade de 2017. A primeira missão arranca já a 27 de novembro, às 22h15, dia da estreia de "S.W.A.T. - Força de Intervenção" no AXN.