A Saudi Broadcasting Corporation (SBC), grupo audiovisual público que parecia estar adormecido desde a sua criação em 1962, vai lançar uma rede voltada para o entretenimento no início do mês do jejum muçulmano do Ramadão.
Conhecida como SBC, a rede será dirigida por jovens sauditas e pretende aproveitar o Ramadão para captar grandes audiências na Arábia Saudita, no Golfo e no Médio Oriente.
"É um canal generalista que quer atrair novas gerações de sauditas" em particular, explica à AFP o responsável pela nova rede e pelo audiovisual público saudita, Daud Shirian.
"Os conteúdos dos programas são 75% dirigidos aos jovens de 15 a 35 anos", detalha, enfatizando que o lançamento da rede SBC vem "acompanhar as mudanças vividas pelo reino nas cenas artística, cultural e de entretenimento".
Este profissional da televisão, conhecido pela sua franqueza quando dirigia um famoso programa de entrevistas num canal privado, foi nomeado responsável do audiovisual saudita no fim de novembro.
A sua contratação foi vista como um novo sinal das mudanças impulsadas pelo príncipe Mohammad, de 32 anos, que parece estar a tentar modernizar o país.
O reino ultraconservador muçulmano abre-se aos poucos ao entretenimento de inspiração ocidental. Os cinemas foram reabertos no mês passado e as sauditas poderão finalmente conduzir a partir de 24 de junho, depois de ganharem o direito de criar as suas próprias empresas e assistir a jogos de futebol.
Problemas comerciais
Assim como a incipiente indústria do entretenimento incita os sauditas a gastarem no país em vez de irem ao exterior, a nova rede SBC deseja recuperar enormes orçamentos publicitários.
"Neste momento, 90% destes orçamentos vão para o exterior e o objetivo é recuperar esse dinheiro, assim como os jovens especialistas sauditas", diz Shirian.
SBC será a rede pública de cultura e entretenimento do catálogo audiovisual saudita, composto por uma primeira rede nacional, outra dedicada ao Alcorão e uma terceira, El Ejbariya, de notícias controlada pelo Estado.
A programação da SBC será formada principalmente por séries sauditas e árabes, assim como por produções exclusivas, uma delas com a estrela egípcia Adel Imam.
A programação fica completa com concursos de canto e programas de culinária, de cinema e de entrevistas.
"Os programas inspiram-se em 'Vision 2030' (um amplo plano de reformas do príncipe herdeiro) que quer reforçar o espírito de abertura e rejeitar o pensamento extremista", diz a rede em comunicado.
"Queremos um lançamento espetacular" e "queremos começar imediatamente a competir com as grandes redes [árabes]", afirma o diretor de programas, Fahd Jalil.
Concorrência direta
"Queremos ocupar a primeira posição desde o primeiro dia. Não temos medo do peso dos rivais e os vamos ultrapassá-los rapidamente", disse Shirian.
O r esponsávelparece não ter dúvidas sobre a capacidade da SBC de triunfar sobre os dois gigantes: o grupo Middle East Brodcasting Center (MBC) e a rede Rotana.
Waleed Al Ibrahim e o príncipe Al-Waleed bin Talal, proprietários respetivamente dos dois grupos, foram detidos recentemente juntamente com outras dezenas de príncipes e empresários no Ritz-Carlton, acusados de "corrupção".
O príncipe herdeiro, que realizou esta expurgação sem precedentes, pediu que ambos os grupos vendam ações ao governo, de acordo com informações que nunca tinham sido confirmadas oficialmente.
Comentários