Os subscritores da Netflix em todo o mundo estão a criar as suas próprias regras no que toca à atividade de ver televisão. Segundo o serviço de streaming, em vez de ver um episódio por semana, os espectadores optam por ver uma série de seguida, o que significa que, em média, veem uma temporada completa em apenas uma semana.

Apesar do "binge watching" (ver uma temporada de uma série de seguida; consumo compulsivo) seja a nova tendência, nem todas as séries são vistas da mesma forma. E, segundo a Netflix, há séries que são devoradas e histórias que são saboreadas pelos subscritores do serviço de streaming.

Netflix - séries
Netflix - séries

Em comunicado, a Netflix revela que analisou os padrões de consumo mundiais de mais de 100 séries (nem todas as séries estão disponíveis em todos os países) em mais de 190 países e apurou que, quando os membros estão focados em chegar ao fim de uma série, veem ligeiramente acima das duas horas por dia até concluírem a temporada. "Quando as séries são organizadas em função deste ponto de referência, começam a surgir padrões interessantes, que vão desde as narrativas de grande intensidade de ação, que são devoradas, aos dramas psicologicamente complexos que são saboreados", explica o serviço de streaming.

Séries como "Sense8", "Orphan Black" e "The 100" são as que prendem mais a atenção e que, segundo a Netflix, estimulam os sentidos fazendo com que, conforme demonstrado pela Escala de Padrões de Consumo, seja muito difícil interromper. Devido aos elementos clássicos de terror e dos thrillers, as séries como "The Walking Dead", "American Horror Story" e "The Fall" lideram a escala de consumo. Por outro lado, comédias com um lado dramático, como "Orange Is the New Black", "Nurse Jackie" e "Grace & Frankie", também convidam os espectadores ao "binge watching".

Já as narrativas mais complexas, como "House of Cards" e "Bloodline", são vistas a um ritmo mais lento. Também as comédias "BoJack Horseman", "Love" e "Unbreakable Kimmy Schmidt" são vistas de foma menos compulsiva, sendo mais "saboreadas", segundo o serviço de streaming online.

Netflix - escala
Netflix - escala

"Tal como a Escala de Padrões de Consumo demonstra, a forma como uma série é vista varia bastante, desde os conteúdos mais comoventes até aos mais complexos”, explica Cindy Holland, vice-presidente de conteúdo original da Netflix. “A beleza da Netflix é a possibilidade de encontrar uma série para "devorar", independentemente do estado de espírito ou ocasião, e a liberdade de poder ver qualquer série ao seu próprio ritmo, quer se trate de saborear uma série como 'Bloodline' ou ver em maratona o 'Orange is the New Black'", frisa.

Metodologia da escala da Netflix

A Netflix analisou mais de 100 séries de televisão por episódios em mais de 190 países, entre outubro de 2015 e maio de 2016. A pesquisa analisou a conclusão da primeira temporada de todas as séries, por parte dos membros. Os dados incluídos contemplam apenas as contas em que a temporada foi integralmente vista. As taxas de conclusão foram organizadas em dias e horas. A média de dias para concluir uma temporada variou entre cinco e sete. A média de horas por dia variou entre uma e cinco horas, com um valor médio global de duas horas e dez minutos. As séries vistas durante menos de duas horas por dia foram consideradas como "saboreadas". Aquelas que foram vistas mais de duas horas por dia foram identificadas como "devoradas". As séries não foram limitadas por data de lançamento, duração de episódio ou número de episódios. O posicionamento de uma série na Escala de Padrões de Consumo da Netflix não tem qualquer relação com audiências.