A caminho dos
Óscares 2018
Foram anunciadas esta quarta-feira de manhã em Paris as nomeações para os César, os prémios máximos do cinema francês (vulgarmente conhecidos como o equivalente aos Óscares).
O Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes "120 Batimentos por Minuto" lidera as escolhas dos votantes da Académie des Arts et Techniques du Cinéma, com as mesmas 13 nomeações de "Até Nos Vermos Lá em Cima", realizado e e interpretado por Albert Dupontel.
A realização de Robin Campillo, cuja omissão na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro foi uma surpresa, é uma abordagem visceral da luta pelas vítimas da SIDA no início dos anos 90 dos ativistas da Act-Up Paris, que multiplicaram as suas ações contra a indiferença generalizada da sociedade.
O segundo filme, que estreia a 22 de março em Portugal, conta a história da luta pela sobrevivência, com muitos "esquemas" à mistura, de dois homens após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Igualmente em bom plano ficou "O Espírito da Festa" (2017), exibido no nosso país: 10 nomeações para a comédia de Eric Tolédano e Olivier Nakache, os mesmos cineastas de "Amigos Improváveis" (2011).
"Barbara", de Mathieu Amalric, "Le Brio", de Yvan Attal, "Passo a Passo", de Grand Corps Malade e Mehdi Idir, e "Petit Paysan", de Hubert Charuel, são os outros nomeados para Melhor Filme. Destes, "Barbara" também estreou em Portugal e "Passo a Passo" está previsto para 1 de março.
Na corrida aos prémios de interpretação, Juliette Binoche conseguiu a 10ª nomeação da carreira com "O Meu Belo Sol Interior", surgindo ainda nomes bem conhecidos como Emmanuelle Devos ("Numéro Une"), Charlotte Gainsbourg ("La Promesse De L’Aube"), Daniel Auteuil ("Le Brio"), Jean-Pierre Bacri ("O Espírito da Festa"), Guillaume Canet ("Rock’n Roll"), Albert Dupontel e Niels Arestrup ("Até Nos Vermos Lá em Cima") e Louis Garrel ("Le Redoutable").
Destaque ainda para as nomeações de Melhor Filme Estrangeiro, com "Le Caire Confidentiel" (Tarik Saleh, Suécia), "Dunkirk" (Christopher Nolan, Inglaterra), "L’Echange Des Princesses" (Marc Dugain, Bélgica), "Loveless - sem Amor" (Andrey Zvyagintsev, Rússia), "La La Land: melodia de Amor" (Damien Chazelle, EUA), "Noces" (Stephan Streker, Bélgica) e "O Quadrado" (Ruben Ostlund, Suécia).
A cerimónia dos César terá lugar a 2 de março com Penélope Cruz a receber o prémio pela carreira.
Comentários