Al Pacino tornou-se uma estrela com "O Padrinho" em 1972 e praticamente pela mesma altura chegava aos cinemas "O Exorcista" (1973), o filme de terror que se tornou um clássico.

No entanto, o estatuto conquistado ao longo de meio século não foi suficiente para o ator ver o filme, apesar de até ter trabalhado mais tarde com o seu realizador, William Friedkin, em "A Caça" (1980).

Ironicamente, Al Pacino nem sequer viu o filme como pesquisa antes de interpretar precisamente um exorcista no novo filme, “The Ritual”, que chega aos cinemas americanos no início de junho e ainda não tem estreia anunciada para Portugal.

“Nem vi ‘O Exorcista’ na minha vida”, disse numa entrevista à Entertainment Weekly (citado pela IndieWire).

E acrescentou: "É um ótimo filme, pelo que ouvi dizer. Deveria ver. Acho que agora estou suficientemente forte para vê-lo".

Ao seu lado, o ator Dan Stevens recordou-lhe que "O Exorcistta" foi realizado pelo "teu amigo Billy Friedkin", o que pode ou não ter sido uma referência irónica, já que é conhecido os dois terão chocado durante a produção de "A Caça".

Mais tarde, William Friedkin, que faleceu em  2023, disse que "nunca trabalhou com um ator menos preparado" do que Pacino no 'thriller' sobre um polícia de Nova Iorque que se infiltrava na subcultura gay underground do sadomasoquismo para encontrar um assassino em série que tinha como alvo homossexuais.