Amanda Peterson, que foi por um breve instante uma estrela de Hollywood, foi encontrada sem vida a 5 de julho no seu apartamento em Greeley, no Colorado.
A causa oficial está por apurar, mas o pai adiantou que sofria de apneia do sono e pneumonia e sinusite estavam entre outros problemas recentes de saúde.
A antiga atriz ocupa um lugar muito especial na cultura popular graças a «Can't Buy Me Love» (87), que também teve impacto nas salas e no video em Portugal como «Namorada Aluga-se».
Ela era a popular «cheerleader» Cindy Mancini, a quem um estudante «marrão» interpretado por um jovem Patrick Dempsey alugava por mil dólares para fingir ser a sua namorada durante um mês, integrando-se assim no «grupo de elite» a que esta pertencia.
Com um título retirado da canção dos Beatles, o filme de Steve Rash pertence a um grupo incontornável de títulos dos anos 1980, como «Negócio Arriscado», «O Clube», «O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas», e «O Rei dos Gazeteiros», realizados por John Hughes e outros, que captavam, com mais drama ou comédia, a experiência da adolescência.
Nascida em 1971, Amanda Peterson, então ainda Mandy Peterson, foi uma das 10 finalistas escolhidas entre oito mil jovens para o filme «Annie» (82), de John Huston. O papel principal acabou por ir para Aileen Quinn, mas ela ficou como uma das órfãs.
Seguiram-se trabalhos na televisão e o filme «Os Exploradores» (85), ao lado de Ethan Hawke e River Phoenix, antes do seu breve encontro com a fama aos 16 anos.
Após mais alguns trabalhos em cinema e televisão sem grande impacto, retirou-se em 1994, quando tinha apenas 23 anos. Casou duas vezes e deixa dois filhos.
Comentários