A caminho dos
Óscares 2020
"Joker" é este ano o surpreendente líder das nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia de Cinema e Televisão Britânica popularmente conhecidos como os "Óscares britânicos".
O filme de Todd Phillips com Joaquin Phoenix sobre o comediante fracassado que se tornará o grande vilão da cidade de Gothan e inimigo de Batman está na corrida com 11 nomeações: Melhor Filme, Ator, Realização, Argumento Adaptado, Banda Sonora, Montagem, Fotografia, Design de Produção, Casting (uma nova categoria), Caracterização e Som.
A maior concorrência vem de "O Irlandês", o épico do crime de Martin Scorsese para a Netflix, e "Era Uma Vez em... Hollywood", de Quentin Tarantino, ambos com 10 nomeações.
Para Melhor Filme concorrem ainda "1917", de Sam Mendes, um dos vencedores dos Globos de Ouro no domingo à noite, e "Parasitas", o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes realizado por Bong Joon-Ho.
A maior surpresa pela completa ausência de nomeações é "Downton Abbey", o grande sucesso baseado na aclamada série britânica.
A categoria de Melhor Realização coincide exatamente com a de Melhor Filme.
As nomeações para os BAFTA são um dos momentos-chave da temporada de prémios, uma vez que muitos dos membros da Academia de Cinema e Televisão Britânica também pertencem à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que vota os Óscares.
Segundo as estatísticas, desde que os Óscares aumentaram o número de candidatos a Melhor Filme em 2009, 46 dos 50 nomeados pelos BAFTA repetiram a nomeação.
Entre os atores na corrida surgem vários dos nomes esperados, mas com um "toque" britânico.
Para Melhor Ator, Taron Egerton pela interpretação de Elton John em "Rocketman" juntou-se aos esperados Joaquin Phoenix ("Joker"), Leonardo DiCaprio ("Era Uma Vez em... Hollywood"), Adam Driver ("Marriage Story") e Jonathan Price ("Dois Papas").
Para Melhor Atriz, Jessie Buckley por "Wild Rose" é a surpresa que se junta a Charlize Theron ("Bombshell"), Scarlett Johansson ("Marriage Story"), Saoirse Ronan ("Mulherzinhas") e Renée Zellweger ("Judy").
Confirmando o grande apoio para "Era Uma Vez em... Hollywood", Margot Robbie conseguiu uma nomeação por esse filme e ainda por "Bombshell" para Melhor Atriz Secundária, onde estão ainda Laura Dern ("Marriage Story"), Scarlett Johansson ("Jojo Rabbit") e Florence Pugh ("Mulherzinhas").
Não há surpresas entre os atores secundários, com as nomeações de Al Pacino e Joe Pesci ("O Irlandês"), Brad Pitt ("Era Uma vez..."), Anthony Hopkins ("Dois Papas") e Tom Hanks ("Um Amigo Extraordinário").
"Parasitas" surge também na corrida para Melhor Filme Estrangeiro, juntando-se a "Dor e Glória" (Pedro Almodóvar), "A Despedida" (Lulu Wang), "Portrait de la jeune fille en feu" (Céline Sciamma) e o documentário "For Sama" (Waad Al-Kateab, Edward Watts).
Para Melhor Filme Britânico repete-se a presença de "1917" e os outros nomeados são "Rocketman" (Dexter Fletcher), "Passámos Por Cá" (Ken Loach), "Dois Papas" (Fernando Meirelles), "Bait" (Mark Jenkin) e "For Sama".
Para Melhor Filme de Animação apenas estão na corrida "Toy Story 4" (Josh Cooley), "Frozen II - O Reino do Gelo" (Chris Buck, Jennifer Lee), "Klaus", da Netflix (Sergio Pablos, Carlos Martínez López) e "A Ovelha Choné - O Filme: A Quinta Contra-Ataca" (Will Becher, Richard Phelan).
Comentários