“Dado o comportamento amplamente descrito do senhor Weinstein, com novos artigos ainda a emergirem, o conselho de administração do sindicato de produtores votou por unanimidade pela proclamação da exclusão vitalícia”, escreveu o PGA em comunicado.
O conselho do sindicato é composta por 20 mulheres e 18 homens.
Quando iniciou o processo para expulsar o produtor o Sindicato tinha dito: "O assédio sexual de qualquer tipo é completamente inaceitável. Esse é um problema sistémico e generalizado que requer a imediata atenção da indústria".
Mais de 80 mulheres, incluindo estrelas de Hollywood como Gwyneth Paltrow ou Angelina Jolie, acusaram publicamente o influente produtor de assédio ou violação sexual, na sequência da publicação, há um mês, de investigações pelo jornal New York Times e pela revista New Yorker.
Harvey Weinstein, que nega ter tido mantido relações sexuais não consentidas, foi já expulso, a 14 de outubro, da Academia de Cinema e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que atribui os Óscares e que já confirmou que vai criar um código de conduta para os seus membros.
"Não só nos distanciamos de alguém que não merece o respeito dos seus colegas como enviamos uma mensagem para que termine a era de ignorância deliberada e vergonhosa cumplicidade na nossa indústria", informou o comunicado da Academia.
O ator de "O Padrinho, Parte II" (1974) Carmine Caridi tinha sido até agora o único membro da Academia expulso: foi acusado de emprestar cópias dos filmes candidatos aos Óscares a um vizinho que era negociante de filmes pirateados.
Antes disso, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e de Televisão (Bafta) tinha também já suspendido o produtor.
O produtor norte-americano, galardoado com um Óscar de Melhor Filme por “A Paixão de Shakespeare” (1998), é atualmente alvo de uma investigação policial em Nova Iorque, Los Angeles e em Londres.
VEJA TAMBÉM:
Um dos mais poderosos de Hollywood despedido devido a escândalo de assédio sexual
De Meryl Streep a Judy Dench: Atrizes condenam Harvey Weinstein devido a casos de assédio sexual
Harvey Weinstein: Polícias de Nova Iorque e Londres investigam denúncias de assédio sexual
Escândalo Harvey Weinstein: Kate Beckinsale também foi vítima de assédio
Academia Britânica de Cinema e TV suspende Harvey Weinstein
Leonardo DiCaprio reage a acusações de assédio sexual contra Harvey Weinstein
Quentin Tarantino quebra o silêncio sobre o produtor dos seus filmes
Depois do escândalo, estúdio de Harvey Weinstein será vendido ou fechado
Oliver Stone contra a corrente: Harvey Weinstein é vítima de "um sistema de justiceiros"
Óscares: Academia expulsa Harvey Weinstein depois do escândalo de assédio sexual
Harvey Weinstein, um deus de Hollywood caído em desgraça
França vai retirar Legião de Honra a Harvey Weinstein
Harvey Weinstein: Woody Allen espera que não haja um clima de "caça às bruxas"
Atriz britânica é a quinta mulher a acusar Weinstein de violação
Comentários