A caminho dos
Óscares 2017
Desde o ano 2000 que o American Film Institute (AFI) escolhe anualmente os 10 melhores filmes de cada ano, com o objetivo de "reconhecer, preservar e honrar a excelência na imagem em movimento no século XXI". No ano seguinte, começou também a distinguir a televisão, que também tem direito a uma seleção das 10 melhores séries.
A lista dos eleitos pelo colégio de artistas, historiadores e profissionais do AFI como os melhores de 2016 trouxe boas notícias para dois estúdios de Hollywood, Paramount e Lionsgate, que contribuíram com três títulos cada um.
"O Primeiro Encontro" (com Amy Adams), "Silêncio" (o novo trabalho de Martin Scorsese) e "Fences" (realizado por Denzel Washington) são títulos da Paramount, enquanto a Lionsgate surge com "La La Land - Melodia de Amor" (com Emma Stone e Ryan Gosling, um dos favoritos da temporada), "O Herói de Hacksaw Ridge" (confirmando o regresso de Mel Gibson ao primeiro plano da indústria) e "Hell Or High Water: Custe o Que Custar!" (estreou esta semana em Portugal e é um dos grandes sucessos do cinema independente do ano).
A Warner Bros. conseguiu entrar com "Milagre no Rio Hudson" (de Clint Eastwood e com Tom Hanks) e a Disney com a animação "Zootrópolis".
Outros dois favoritos a prémios, "Manchester By The Sea" e "Moonlight", representam estúdios mais pequenos.
Com a lista de nomeados ao Óscar de Melhor Filme a poder ter até 10 nomeações, o top 10 do AFI passou a assumir uma importância acrescida pois costuma ficar perto do que eventualmente vão escolher os votantes da Academia de Ciências e Artes de Hollywood.
Ainda assim, no ano passado a lista do AFI ficou numa das piores situações: não incluiu "The Revenant: O Renascido", que acabou nomeado para 12 Óscares e ganhou três.
Em televisão, o AFI deixou de fora o fenómeno "Westworld" das 10 melhores séries do ano, cuja lista ficou assim por ordem alfabética do título norte-americano: “The Americans”, “Atlanta”, “Better Call Saul”, “The Crown”, “Game of Thrones” ("A Guerra dos Tronos"), “The Night Of”, “The People v OJ Simpson: American Crime Story”, “Stranger Things”, “This Is Us” e “Veep”.
Comentários