Desde 1989 que a Producers Guild of America (PGA), uma organização que agrega cerca de 4700 produtores de cinema e televisão dos EUA, atribui anualmente o troféu para o melhor filme do ano. E nos últimos 22 anos, só oito vezes é que esse galardão não coincidiu com o Óscar de Melhor Filme. A fiabilidade na equivalência entre os dois prémios pode ser aferida pelo facto de que, quando a Academia mudou o número de nomeados ao troféu principal de cinco para 10, a PGA fez exatamente o mesmo, assumindo também a mesma alteração no processo de votação.
Nos últimos quatro anos, os quatro vencedores da PGA conquistaram o Óscar de Melhor Filme, pelo que a vitória de
«O Artista» o coloca assim na «pole position» da corrida às estatuetas douradas. Ao aceitar o prémio, o produtor Thomas Langmann afirmou que «nunca pensámos que íamos saborear o sonho americano», e agradeceu a Harvey Weinstein, que está a distribuir o filme nos EUA, e também a
Steven Spielberg, que ganhou a categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação com
«As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne» e ainda o prémio David O. Selznick, que distingue uma carreira no cinema.
«O Artista», que estreia em Portugal a 2 de fevereiro, é um filme mudo e a preto e branco que retrata Hollywood na transição da época do mudo para o sonoro.
Eis a lista completa de vencedores:
Prémio Darryl F. Zanuck para Produtor do Ano em Cinema: Thomas Langmann por
«O Artista»
Produtor do Ano de Longa-Metragem de Animação: Peter Jackson, Kathleen Kennedy e Steven Spielberg por
«As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne»
Produtor do Ano de Documentário de Longa-Metragem: Michael Rapaport e Edward Parks por «Beats, Rhymes & Life: The Travels of a Tribe Called Quest»
Produtor do Ano de «Long-Form Television» (filmes ou séries com um arco narrativo unitário e não repartido por histórias individualizadas em diferentes episódios): Julian Fellowes, Nigel Marchant e Gareth Neame por «Downton Abbey»
Prémio Danny Thomas Award para Produção de Série de Comédia: «Modern Family»
Prémio Norman Felton para Produção de Série Dramática: Eugene Kelly, Howard Korder, Stephen Levinson, Martin Scorsese, Rudd Simmons, Tim Van Patten e Terence Winter por «Boardwalk Empire»
Produtor do ano de Entretenimento ao Vivo ou Talk Show: Meredith Bennett, Stephen T. Colbert, Richard Dahm, Tanya Michnevich Bracco, Tom Purcell e Jon Stewart por «The Colbert Report»
Produtor do ano de Concurso Televisivo: Jerry Bruckheimer, Elise Doganieri, Jonathan Littman, Bertram van Munstern e Mark Vertullo por «The Amazing Grace»
Produtor do ano de Programa de Não-Ficção: Susan Lacy e Julie Sacks por «American Masters»
Comentários