Paulo Branco acompanha desde há muito a carreira de
Raúl Ruiz, tendo produzido todos os nove filmes que o cineasta realizou em Portugal e sendo um nome decisivo na implantação do realizador como um dos mais importantes do cinema mundial.
Depois do sucesso à escala mundial de
«Mistérios de Lisboa», o produtor tem agora em mãos um novo projeto que seria dirigido por Ruiz,
«As Linhas de Torres Vedras», e cuja história se centra no período das invasões francesas em Portugal no século XIX.
Paulo Branco garantiu ao SAPO Cinema que «vai seguir em frente com o projeto, em memória dele». Diz o produtor que Ruiz «deu todas as indicações para o filme», que inclusivamente escolheu um realizador para o dirigir caso não conseguisse completar a tarefa, mas cujo nome Paulo Branco prefere não divulgar para já. E foi até praticamente ao fim que Ruiz trabalhou: «ainda há cinco dias discutia com ele a música para o filme», recordou.
Para o produtor, foi a fita «Mistérios de Lisboa», rodada durante uma fase difícil da doença de Ruiz, que fez o realizador «regressar à vida».
Raúl Ruiz morreu hoje aos 70 anos, em Paris, vítima de doença prolongada. A cerimonia fúnebre terá lugar na próxima terça-feira, dia 23 de Agosto, às 10h30, na Igreja Saint-Paul (99, Rue Saint-Antoine), em Paris e o seu corpo será sepultado no Chile.
Comentários