Pedro Almodóvar é protagonista do Festival San Sebastián esta quinta-feira, 26 de setembro, que lhe entrega o prémio Donostia pela sua famosa carreira que o tornou o cineasta espanhol mais reconhecido internacionalmente.

O realizador, que completou, na quarta-feira, 75 anos, coincidindo com a sua chegada ao norte da Espanha, recebe o prémio das mãos da atriz britânica Tilda Swinton numa cerimónia esta tarde, na presença do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

O Donostia era um dos poucos prémios que Almodóvar não tinha recebido, já que o cineasta tem dois Óscares, cinco Goyas, cinco Baftas, quatro Césares e muitos outros.

O último que recebeu foi o Leão de Ouro do Festival de Veneza, no início de setembro, com o seu primeiro filme em inglês, "The Room Next Door", protagonizado por Swinton e Julianne Moore.

O festival teve uma estreita relação com Almodóvar durante décadas, tendo exibido boa parte dos seus quase trinta filmes.

Nesta 72.ª edição do festival, que termina no próximo sábado, Javier Bardem e Cate Blanchett também receberam o Donostia.

Instaurado em 1968, o prémio já destacou personalidades como Gregory Peck, Vittorio Gassman, Bette Davis, Lauren Bacall, Catherine Deneuve, Al Pacino, Meryl Streep, Robert de Niro, Ricardo Darín, Johnny Depp, entre outros.