A caminho dos
Óscares 2018
São entregues esta noite em Madrid os Prémios Goya, atribuídos pela Academia de Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha para premiar os melhores profissionais do setor.
A 32ª cerimónia homenageará as mulheres de Hollywood que denunciaram os assédios sexuais no ano passado, algumas das quais estão presentes. Além de serem os anfitriões, os comediantes Joaquin Reyes e Ernesto Sevilla prometem uma paródia dos eventos que foram degradantes para as mulheres denunciados desde o escândalo que envolveu o produtor norte-americano Harvey Weistein.
Em relação aos filmes, "Handia", de Aitor Arregi e Jon Garaño, sobre a rivalidade que nasce entre dois irmãos quando um deles começa a destacar-se pelo seu gigantismo, e "The Bookshop", uma co-produção entre Inglaterra e Espanha realizada por Isabel Coixet com Emily Mortimer, Bill Nighy e Patricia Clarkson sobre uma mulher que decide abrir o seu próprio negócio (a livraria a que alude o título) numa pequena cidade inglesa em 1959, uma decisão invulgar para a época, recolheram o maior número de nomeações: estão na corrida em 13 e 12 categorias.
Eles são inéditos em Portugal, tal como outros dois outros nomeados para Melhor Filme: a comédia dramática "El Autor", de Manuel Martín Cuenca, que tem nove nomeações, e o drama familiar catalão "Estiu 1993" [Verão de 1993], de Carla Simón, com oito. Esta semana estreou no nosso país o quinto nomeado, "Verónica", candidato a sete estatuetas, um filme de terror realizado por Paco Plaza.
Os candidatos a melhor ator são Javier Bardem pela sua participação no filme "Loving Pablo", Antonio de la Torre em "Abracadabra", Andrés Gertrudix em "Morir" e Javier Gutiérrez em "El autor".
A estatueta para melhor atriz tem como candidatas Maribel Verdú pelo seu desempenho em "Abracadabra", Emily Mortimer em "The Bookshop", Penélope Cruz em "Loving Pablo" e Nathalie Poza em "No sé decir adiós".
O Prémio Goya consiste na entrega de um busto de Francisco de Goya, um importante pintor espanhol da fase do Romantismo, nascido em 1746 e falecido em 1828.
Comentários