O filme “Slimane”, do português Carlos Pereira, integra a secção Nest da 71.ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que decorre em setembro no País Basco, Espanha, foi hoje anunciado.
Com produção alemã, o filme é uma das 13 curtas-metragens em competição na secção estudantil do festival, de acordo com a organização, num comunicado hoje divulgado.
Os 13 filmes foram selecionados entre 421 propostas de 209 escolas de 53 países, “o que significa um recorde de inscrições na história do encontro internacional de estudantes de cinema do Festival de San Sebástian”, que cumpre este ano a 23.ª edição.
O português Carlos Pereira é estudante na Academia Alemã de Cinema e Televisão, em Berlim, na Alemanha. “Slimane”, sobre a discriminação da comunidade ‘queer’, esteve em competição em agosto na secção Pardi di Domain, dedicada a novos valores do cinema, da 76.ª edição de Festival de Cinema de Locarno.
A 71.ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián acontece de 22 a 30 de setembro.
O 23.º encontro internacional de estudantes de cinema terá lugar entre 25 e 29 de setembro e reúne 14 estudantes de cinema de vários países, responsáveis pelos 13 filmes em competição na secção Nest (11 mulheres e três homens).
Durante o encontro, os estudantes irão “apresentar e exibir os seus filmes, assistir a aulas dadas por cineastas e participar em encontros com profissionais da indústria”.
O vencedor da secção Nest recebe um prémio no valor de 10 mil euros.
O 71.º festival de Cinema de San Sebastián vai estrear o filme “Pedágio”, da realizadora brasileira Carolina Markowicz, coproduzido por Portugal.
Em nota de imprensa, o festival basco revelou que “Pedágio” será o filme de encerramento do programa Horizontes Latinos, dedicado à cinematografia produzida na América Latina, de cineastas deste território ou cujas histórias versem sobre as comunidades latinas.
O filme de animação “They shot the piano player”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, coproduzido pela Animanostra, terá uma projeção especial fora de competição.
O filme “O corno”, da realizadora espanhola Jaione Camborda, coproduzido pela Bando à Parte e rodado parcialmente em Portugal, integra a competição oficial.
Comentários