Stan Lee faleceu a 12 de novembro do ano passado, aos 95 anos, não apenas como uma figura lendária na BD norte-americana.

Na última década e meia, ele também se tornara uma figura muito popular a nível global pelos “cameos” nos filmes do género, mesmo entre pessoas que nunca leram qualquer uma das histórias que escreveu.

De facto, poucas semanas após o seu desaparecimento, já o víamos no grande ecrã nas animações "Força Ralph: Ralph vs Internet" e "Homem-Aranha: No Universo Aranha".

O mesmo acontece agora, vários meses mais tarde, com "Captain Marvel (Capitão Marvel)".

Esta é a primeira super-produção do próprio estúdio sem o pioneiro vivo e, conscientes do simbolismo que seria a aparição, os realizadores Anna Boden e Ryan Fleck fizeram uma subtil alteração de última hora.

[AVISO DE SPOILER PARA QUEM NÃO VIU O FILME]

Além de uma homenagem logo com o logotipo da Marvel no início do filme, a cena com Lee surge durante uma sequência de ação com Carol Danvers (Brie Larson) persegue um impostor Skrull entre os passageiros de uma carruagem de metro em Los Angeles.

A certa altura, a heroína passa por Lee, a praticar os seus diálogos para uma aparição em "Os Malucos do Centro", o filme que Kevin Smith lançaria em 1995, e trocam um sorriso.

Na versão original, o plano não cortava outra vez para um sorriso de Danvers.

Para os realizadores, esta reação reproduz a que o público teria ao ver o filme sabendo que Lee já não se encontra entre nós.

"Em vez do puro sorriso que tínhamos, tivemos algo de um sorriso da Capitão Marvel, e de certa forma ela sai da personagem por um instante. Achamos que reflete um pouco do que o público está a sentir e permitimos que isso acontecesse", explicou Anna Boden ao Mashable.

Como sabem os fãs, Lee gravava várias participações de seguida para serem encaixadas em futuros filmes.

Kevin Feige, o presidente da Marvel, já confirmou que não faltará um famoso "cameo" em "Vingadores: Endgame" e as surpresas não deverão ficar por aí.