A escritora Suzanne Collins acrescentou um novo livro à sua saga "The Hunger Games".

Esta quinta-feira, foi anunciado o lançamento a 18 de março de 2025 de "Sunrise on the Reaping".

Segundo a imprensa especializada, nenhum acordo para o cinema foi tornado público, mas o estúdio Lionsgate adaptou os quatro livros anteriores para filmes de 2012 ("The Hunger Games – Os Jogos da Fome), 2013 ("The Hunger Games: Em Chamas), 2014 e 2015 ("The Hunger Games: A Revolta – Parte 1 e 2") e 2023 ("The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes").

A nova história começa 64 anos antes dos eventos da trilogia inicial, nos 50. Jogos da Fome ("Segundo Massacre Quaternário", na linguagem da saga), vencidos por Haymitch Abernathy, do Distrito 12, personagem interpretada mais velha nos filmes por Woody Harrelson.

“Com ‘Sunrise on the Reaping’, fui inspirada pela ideia de submissão implícita de David Hume [filósofo escocês do século XVIII] e nas suas palavras, ‘a facilidade com que muitos são governados por poucos’”, explicou Collins no comunicado da editora Scholastic.

“A história também se prestou a um mergulho mais profundo no uso da propaganda e no poder daqueles que controlam a narrativa. A questão ‘Real ou não real?’ parece mais urgente para mim a cada dia”, acrescentou.

Este será o quinto título e a segunda prequela, após "A Balada dos Pássaros e das Serpentes", publicada em maio de 2020, que se passava 64 anos antes dos eventos da trilogia inicial, na 10.ª edição dos Jogos da Fome, centrando-se em Coriolanus Snow aos 18 anos, muito antes de se tornar o tirânico líder de Panem.