«The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn» transpira sucesso por todos os poros. É realizado por
Steven Spielberg, co-produzido por Spielberg e
Peter Jackson e adapta a mais mítica banda desenhada europeia de sempre. Porém, a tecnologia usada é a «performance-capture», a que muita gente ainda torce o nariz, apesar dos sucessos recentes de
«Avatar» e
«Um Conto de Natal». A ideia é recriar a bidimensionalidade característica do desenho de
Hergé, a que se convencionou chamar linha clara, num mundo a três dimensões, sem perder a expressividade das personagens.
Segundo declarações de Peter Jackson à revista britânica
Empire, que acaba de divulgar as três primeiras imagens do filme, «Em imagem real, teríamos de ter a actores a fingir que são o Capitão Haddock e o Tintin. Teríamos de escolher pessoas que se parecessem com eles. Não iria parecer o Tintin que Hergé desenhou. Pareceria algo diferente. Com o recurso à animação informática podemos trazer o mundo de Hergé à vida, manter as caricaturas de rostos estilizadas, fazer com que tudo se pareça com os desenhos de Hergé, mas de forma foto-realista».
A película combina os argumentos dos álbuns «O Caranguejo das Tenazes de Ouro», «O Segredo do Licorne» e «O Tesouro de Rackham o Terrível». De acordo com Spielberg à Empire, «a primeira parte do filme, que é a mais misteriosa, deve muito não apenas ao film noir como também a todo o teatro alemão de Brecht — algumas das nossas cenas nocturnas e das nossas cenas de acção têm alto contraste. Mas ao mesmo tempo o filme é uma aventura trepidante».
Os actores cuja interpretação será depois transfigurada em imagens tridimensionais pelo processo de «perfomance capture» serão
Jamie Bell como Tintin,
Andy Serkis como Capitão Haddock,
Daniel Craig como Rackham o Vermelho, e
Simon Pegg e
Nick Frost como os detectives Dupond e Dupont.
Apesar da rodagem ter terminado já em Março de 2009, o extenso trabalho de pós-produção levará a que o filme só estreie nos EUA em Dezembro de 2011.
Comentários