O novo disco, com 11 canções compostas a partir de textos de Adília Lopes, Ana Paula Inácio, Margarida Vale de Gato, Maria do Rosário Pedreira e Renata Correia Botelho, tem saída marcada para fevereiro de 2012.

Para a vertente gráfica do disco, A Naifa está a convidar artistas plásticos, gráficos, ilustradores, fotógrafos e todos os interessados a desenvolverem propostas de intervenção gráfica com base nos 11 poemas que serão disponibilizados no Facebook d'A Naifa.

Os trabalhos escolhidos irão integrar a arte final do novo álbum.

Entre os poemas, que podem ser consultados na página oficial do grupo no Facebook, contam-se, por exemplo, «Cat People» e «Aniversário», da escritora e tradutora Margarida Vale de Gato, e «Gosto da cidade/Marianna e Chamily», da poetisa Adília Lopes.

Todos os detalhes desta iniciativa pode ser encontrados aqui.

Este será o quarto álbum de A Naifa e o primeiro depois da morte do músico e fundador do grupo João Aguardela, a 18 de janeiro de 2009, pouco antes de fazer 40 anos.

O grupo esteve um ano sem tocar ao vivo e só regressou aos palcos em abril de 2010 para um concerto de homenagem a João Aguardela e com uma nova formação, que inclui Sandra Baptista (baixo), companheira de João Aguardela, e Samuel Palitos (bateria).

Da formação original mantêm-se Luís Varatojo (guitarra portuguesa) e Maria António Mendes (voz).

Em 2010, A Naifa lançou o livro «Esta depressão que me anima», que reúne os poemas dos três álbuns, fotografias, ilustrações e textos escritos por amigos e admiradores anónimos.

Em 2009, pouco depois da morte de Aguardela, foi criada a Megafone 5, uma associação cultural destinada a recordar o trabalho daquele músico e a incentivar a nova música portuguesa de inspiração popular e tradicional.

A Naifa editou os álbuns «Canções Subterrrâneas» (2004), «3 Minutos Antes da Maré Encher» (2006) e «Uma Inocente Inclinação para o Mal» (2008).

Em setembro passado foi editada a biografia de João Aguardela, «Esta vida de marinheiro», escrita pelo jornalista Ricardo Alexandre.

SAPO com Lusa