Referido, no sul da Europa, como a mais recente revelação do Blues, Frankie Chavez, um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, iniciou a sua carreira de cantor, músico e compositor em 2006, quando viu o tema Sligh Delay incluído em “Flavours” – um documentário que aborda a cultura surf na Indonésia.

Dois anos depois, a produtora Indigo lançou-lhe o desafio de gravar e desenvolver temas que, até então, ainda não tinham sido registados. É assim que surgem This Train Is Gone e Time Machine, que viriam a ser editados posteriormente.

Em 2009, em parceria com Manuel Faria e Francisco Faria, Frankie Chavez compôs a banda sonora original para o documentário “Pare, Escute, Olhe”, de Jorge Pelicano, que viria a receber inúmeros prémios, entre eles, Melhor Documentário Português no festival internacional de cinema DocLisboa09.

Em Março do ano passado, viu editado pela Optimus o seu primeiro EP. Um dos temas, I Don’t Belong, foi escolhido para integrar a colectânea Novos Talentos FNAC 2010.

Influenciado por nomes como Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps ou Ry Cooder, a sua música conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num Blues/Folk composto por ambientes limpos, e por outros mais crus e psicadélicos.

Ao vivo, Frankie Chavez actua em formato one man band. Mune-se de várias guitarras com diferentes afinações, de uma bateria improvisada e de vários pedais de efeitos. Ao sobrepor layers de frases de guitarras através de uma loop station, cria uma sonoridade corpulenta mas respirada, onde nada é feito ao acaso. Quanto canta, cria uma proximidade com o público que resulta do seu tom intimista e da natureza pessoal das suas letras.

Além de abordar instrumentos tão típicos do blues, como o Lap Slide Guitar, uma das características únicas da sonoridade de Frankie Chavez é o facto de ter reinventado a abordagem da guitarra portuguesa. Utilizando uma afinação própria, dá-lhe uma roupagem totalmente diferente, misturando o trinar tão característico daquele instrumento com riffs típicos de blues.

Frankie Chavez já actuou e partilhou o palco com nomes como Max Romeo, Dub Incorporation, Gentleman, Amy MacDonald, entre outros, nos vários Festivais por onde passou, como o Rip Curl TMN, Music Sessions 2009, Super Bock em Stock 2009, Sumol Summer Fest 2010, Arrifana Sunset Fest 2010 e Festival da Vidigueira 2010.